Energia nuclear para o bem: aplicações na saúde

A disciplina de medicina nuclear e o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) promoverão um curso denominado “Energia nuclear para o bem. Aplicações na saúde”.

A iniciativa terá início no dia 15 de outubro e se estenderá até o dia 18 de dezembro. De acordo com a professora Sonia Marta Moriguchi, idealizadora da capacitação, duas aulas serão postadas por semana, em uma plataforma virtual (Escola Médica Virtual – baseado na plataforma Moodle), e terão aproximadamente 15 minutos de duração.

O objetivo do curso é despertar os conhecimentos sobre a radiação ionizante utilizada na medicina nuclear com finalidade diagnóstica e terapêutica para alunos de graduação da área da saúde e interessados no tema.

A ideia é difundir as diferenças entre os tipos de radiação, suas indicações, riscos e benefícios, desmistificando a aplicação dessa tecnologia na área médica. Além disso, a capacitação visa informar a multiprofissionalidade envolvida na especialidade, despertando os participantes a reconhecer possíveis área de atuação.

Instrumentação, radioproteção, física básica, técnicas de aquisição de imagens, técnicas de processamento de imagens e indicações são alguns dos temas que serão abordados durante os dias de curso.

São oferecidas 300 vagas, sendo 100 para alunos de graduação e 200 para pessoas interessadas na temática. As inscrições podem ser realizadas pelo link: www.inscricoes.fmb.unesp.br (Energia nuclear para o bem. Aplicações na saúde).

Instituições parceiras do curso: Dimen Medicina Nuclear, IMEB, ISTRAD Consultoria em Radioproteção LTDA, Nucleon.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.