Durante dois dias desta semana foi realizada no IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, em São Paulo (SP), uma Oficina gratuita de Fotografia oferecida pela Abrale – Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma com o tema: “Retrato de Superação”. Além de eternizar momentos importantes, as fotos transmitem e traduzem em imagens o que vemos, sentimos e realizamos. A Oficina completa sua 6ª edição neste 2018 quando serão expostas 30 fotografias como resultado dessas oficinas voltadas para pacientes, familiares, médicos e profissionais multidisciplinares. A condução dos trabalhos é de João Kulcsár, mestre em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra e professor do Senac-SP.
Uma das participantes da Oficina no IBCC foi Aparecida Duarte, que iniciou há menos de 5 meses seu tratamento no IBCC e soube do evento pela sua participação nas ações de outras oficinas do IBCC. “Foi excelente. Sou suspeita pra falar porque fotografia é meu hobby, principalmente quando é foto de paisagem. Aprendi muito num dia de teoria e no outro de prática. Foi muito proveitoso”, destaca Aparecida.
Outra participante que se surpreendeu com a Oficina foi Érica Vasconcelos. Há mais de 2 anos no IBCC, ela atualmente faz tratamento medicamentoso e de fisioterapia. “Pelas redes sociais do IBCC eu acompanho todas as divulgações de eventos e ações e sempre participo. Eu gosto, porque essas oficinas tiram um pouco o foco do problema, da doença em si e nos faz pensar em outras coisas boas. Gostei e recomendo a todos”, conclui.
De acordo com a coordenadora da equipe multidisciplinar no IBCC, Thabata Fonseca, além de ser uma oportunidade de conhecimento e lazer, a Oficina traz as perspectivas de cada participante sobre a sua própria superação.