O Sabará Hospital Infantil, de São Paulo (SP), foi construído pensando em seu público-alvo, crianças de diferentes idades e seus familiares. Com mais de 50 anos de existência, a Instituição carrega o conceito de humanização como marca registrada de seu atendimento carinhoso e acolhedor. Esse diferencial extrapola o projeto de arquitetura, com espaços lúdicos e brinquedotecas, e se espalha em ações pelo Hospital como visitas de músicos, cão terapia, brinquedistas, contadores de histórias, entre outros.
E agora o processo de transferência das crianças, de sua unidade de origem até o centro cirúrgico, ganha uma novidade que está chamando atenção dos pequenos e até dos adultos. Carrinhos elétricos, personalizados, estão sendo utilizados para realizar esse transporte. “Essa é mais uma iniciativa de humanizar e individualizar cada vez mais o cuidado com as nossas crianças, pais e familiares”, conta a gerente de Enfermagem, Magda Budzinski.
Para Magda, “o objetivo do carrinho é aproximar as crianças das atividades lúdicas do cotidiano. Além de dar a oportunidade aos pais de se ajustarem à separação dos filhos quando são encaminhados ao centro cirúrgico”.
O Sabará tem como premissa que criança não é um adulto pequeno, por isso precisa de um tratamento diferenciado por parte de toda a equipe de saúde, para entender e compreender a situação do paciente e de seus familiares. Promover alegria, empatia e atendimento de qualidade às crianças faz parte da rotina da Instituição.