O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), promoveu na quarta-feira (24), o 11º Seminário PROADI-SUS. Na ocasião, foram apresentadas as linhas de pesquisa em avaliação de tecnologias em saúde (ATS). O objetivo do encontro é compartilhar informações sobre as iniciativas elaboradas em parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
A ATS tem a missão de analisar o funcionamento de novos medicamentos e equipamentos de última geração, além de todos os meios utilizados para promover saúde, prevenir e tratar doenças, e melhorar a reabilitação. São observadas a efetividade, disponibilidade, segurança e custos das novas tecnologias.
A doutora em psiquiatra e pesquisadora do projeto, Ana Flávia Barros, destaca que no triênio (2018-2020) entre os produtos desenvolvidos estão revisões, estudos e elaboração de documentos. “Estamos trabalhando com objetos para trazer o melhor custo-benefício, pensando também na qualidade de vida, valores e preferências dos pacientes”, explica Ana Flávia.
Em atividade desde 2015, o projeto tem priorizado as avaliações de microcusteio das inovações em saúde. Nesse triênio, tem trabalhado nas intervenções de prótese no quadril e uso de alteplase, uma enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos. Ainda, realiza o mesmo processo com projetos de Transplante de Medula Óssea (TMO).
Até o momento foram produzidos 12 relatórios para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). 280 pessoas foram capacitadas em ATS nas três oficinas, dois eventos e dois workshops organizados.
Está previsto para até 2020 a ampliação do manual de ATS, com geração de um capítulo sobre avaliação de dispositivos de saúde e a introdução de novas metodologias de testes e posicionamentos das tecnologias, como análise de multi-critério (MCDA). Há projeção para o desenvolvimento de um aplicativo para verificar os custos, através da construção de um banco de dados nacional.
PROADI-SUS
O Hospital Moinhos de Vento participa do PROADI-SUS desde 2009. As iniciativas contribuem para a qualificação do SUS. Atualmente, o hospital compartilha sua expertise e executa projetos em todos os estados do País.
O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.