Hospital Santa Cruz comemora 80 anos em 2019

Inaugurado no dia 29 de abril de 1939, em São Paulo (SP), o Hospital Santa Cruz (HSC) foi resultado da cooperação entre o Brasil e o Japão, considerado na época uma das maiores instituições hospitalares do país. A história do Hospital Santa Cruz está diretamente vinculada à chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil no início do século XX. A situação desses colonos era alarmante, pois viviam em lugares isolados, sofriam com doenças tropicais, sem assistência médica, além da dificuldade de comunicação e de adaptação às condições locais. Por isso, surgiu a ideia de organizar uma grande campanha de arrecadação de fundos junto à comunidade japonesa para construir o hospital.

Ao comemorar 80 anos de existência, a missão do hospital permanece a mesma: proporcionar uma qualidade de vida melhor e mais saudável aos seus pacientes, oferecendo medicina de excelência e atendimento humanizado. Investe de forma constante em inovação e tecnologia aplicada em cirurgias minimamente invasivas e robótica hospitalar. Atualmente, o HSC está totalmente transformado e é reconhecido como uma das instituições mais modernas do país, tendo recebido o Selo ONA II Pleno concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação é conquistada por instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e apresentam gestão integrada, com processos que ocorrem de maneira fluida e comunicação plena sobre as atividades.

As parcerias que o Hospital Santa Cruz mantém com multinacionais japonesas, hospitais e os diversos intercâmbios tecnológicos e de treinamento com as Universidades de Osaka, Kyushu e Tsukuba, intensificam, de maneira bilateral, o conhecimento e fomento à pesquisa, sempre aprimorando os conceitos e os métodos aplicados na Instituição.

“Este ano comemoramos o 80º aniversário do Hospital Santa Cruz, o qual tenho orgulho de estar presidindo desde 2012, liderando com muita responsabilidade e zelando por um bem precioso, que é o símbolo da união e fraternidade entre os dois países: Brasil e Japão”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

Para celebrar a data histórica, Renato Ishikawa informa que a Instituição realizará, no dia 1º de junho de 2019, em São Paulo, o Congresso Médico Internacional do Hospital Santa Cruz, onde serão tratados diversos temas ligados ao setor da saúde e medicina no século XXI, com a participação de autoridades dos governos do Japão e do Brasil.

Atualmente, a Instituição conta com 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias, 30 leitos de UTI, além de ambulatório, pronto atendimento geral e ortopédico e dois centros cirúrgicos – um geral e um oftalmológico – capacitados para executar operações de alta complexidade entre as 43 especialidades oferecidas.

“O elo entre o Brasil e o Japão está presente até hoje também no ‘Jeito Santa Cruz de Atender’, que se baseia no omotenashi e se refere a uma prestação de serviços de qualidade e atendimento humanizado. Tanto os costumes tradicionais quanto as inovações tecnológicas implantadas no HSC têm origem nos laços que mantemos até hoje com o Governo Japonês e com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)”, enfatiza Ishikawa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.