Durante três dias, a Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) sedia um importante evento científico. Denominado Lotus Workshop, a iniciativa reúne pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Holanda e Áustria para discutir assuntos associados à pesquisa com a finalidade de buscar melhorias nos cuidados de idosos que vivem em instituições de longa permanência.
A abertura do workshop ocorreu na manhã do dia 29 de abril na Sala da Congregação e contou com a presença do diretor da Faculdade, professor Pasqual Barretti, a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, professora Silke Anna Theresa Weber, os docentes do Departamento de Clínica Médica, Paula Schmidt Azevedo Gaiolla e Alessandro Ferrari Jacinto, e o professor titular de geriatria Adam Gordon (Universidade de Nottingham, Reino Unido).
Foram apresentados e discutidos temas relacionados às características, financiamento e regulamentação das instituições de longa permanência no Brasil, Reino Unido, Austria e Holanda. Adicionalmente, o workshop teve como ponto central identificar barreiras e estratégias para realização de pesquisas locais e em colaboração com os países europeus, que possam trazer melhorias para os idosos que vivem em instituições de longa permanência.
As instituições que apoiam o evento são: FMB, Unesp, Global Challenges Research Fund (GCRF), The Academy of Medical Sciences, The Royal Society e The British Academy.