Três propostas brasileiras que prometem gerar impactos sociais positivos na área da saúde estão entre as semifinalistas dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social. A iniciativa global vai premiar com 30 mil euros um projeto na área de Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health).
A proposta Especialmente Educando busca auxiliar pessoas com dificuldades motoras que as impede de usar computadores e dispositivos móveis. A inovação da solução está em seu design, criado para atender a uma ampla variedade de limitações de movimento, sendo compatível com qualquer computador, smartphone e tablet sem exigir pré-instalação de software. O TiX e seus acessórios oferecem autonomia, privacidade e qualidade de vida.
Neurobots, um sistema de reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) por meio do uso do pensamento para controle de um exoesqueleto. Para conseguir isso, é utilizada uma técnica conhecida como Interface Cérebro Máquina, que permite alterar as conexões dos neurônios no cérebro do paciente, estimulando que outras vias neuronais se estruturem para realizar a atividade motora.
Finalmente, o SaveLivez usa Data Science para ajudar bancos de sangue e hospitais a conseguirem doadores sob demanda, de forma automatizada e com redução de desperdícios. O robô avisa um doador cadastrado quando um banco de sangue da sua região precisa do seu tipo sanguíneo. Esses alertas acontecem automaticamente a partir da análise de dados que calculam a necessidade por tipo sanguíneo, baseado na previsão de demanda utilizando métodos estatísticos e inteligência artificial.
Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social
Criado com o objetivo de promover soluções inéditas, de grande impacto social e com aporte total de 90 mil euros nos projetos vencedores, os Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social têm ainda mais duas categorias: Mobilidade Sustentável e Segurança Viária e Inovação em Seguros. Além do Brasil, a iniciativa também é promovida nos demais países da América Latina, além de Europa.
A semifinal, que acontece em 13 de junho, em São Paulo, contará com um júri, formado por representantes da Fundación MAPFRE e IE Business School, entidade parceria dos Prêmios, além de profissionais especializados em inovação e empreendedorismo social. A banca julgadora irá escolher um projeto de cada área para ir à Madrid – junto às propostas selecionadas nas outras regiões – disputar a final em 10 de outubro.
Além de concorrer ao prêmio em dinheiro, os participantes vão usufruir de diversos canais de promoção para seus projetos, com apoio, orientação e ajuda para comunicar e desenvolver, da forma mais efetiva possível, suas propostas por meio de mentorias para semifinalistas e coaching para finalistas. Eles também terão acesso a um plano de relações públicas para aumentar a visibilidade de seus projetos para investidores e financiadores em potencial.