Após dois dias (6 e 8 de maio) de intensas atividades, a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIrAS) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Goiânia (GO), fechou a programação especial em atenção à higienização das mãos, lembrado no dia 5 de maio. Recepcionados pela coordenadora da CCIrAS, Juliane Santana, os presentes puderam assistir palestras e vídeos, além de detectar, na prática, se a higienização das mãos estava sendo feita de forma correta.
A higienização das mãos é a medida mais simples e principal arma contra a disseminação de infecções existentes, evitando em até 80% a propagação destas. Por isso, é importante sempre frisar a necessidade da medida dentro de uma unidade de saúde. “Se nós, trabalhadores da saúde, não enfatizarmos essa prática, estamos indo contra os nossos códigos de ética. Inclusive, podemos ser responsabilizados por imperícia, negligência e/ou imprudência, pois estamos colocando a vida dos nossos pacientes em risco”, alertou.
Juliane também apresentou os tipos de higienização; as técnicas corretas; os cinco momentos primordiais que exigem a higienização das mãos; e os indicadores de atendimento da CCIrAS. Em seguida, os participantes puderam interagir com a “Caixa da Verdade”, que evidencia, de forma prática, se a lavagem das mãos é feita de forma eficaz. “É uma experiência muito bacana. Depois que eu apliquei o revelador e coloquei na caixa, o efeito da luz negra me espantou. Não imaginava que minhas mãos estariam sujas da maneira que eu vi. E olha que tenho a mania de sempre passar álcool em gel nas mãos”, expôs Antônio Nunes, analista de Qualidade do HEMNSL.