Em lembrança à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada tradicionalmente durante a primeira semana do mês de agosto, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), em Goiânia (GO), deu início nesta segunda-feira (5) à semana de amamentação da unidade. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, o evento foi organizado pelo setor de Fonoaudiologia e Psicologia do HEMNSL.
A diretora da unidade, Ana Maria Caribé, deu as boas-vindas às mães e acompanhantes que estavam na recepção do hospital, totalmente decorado na cor dourada característica do mês e com fotos expostas de mães e bebês internados, durante o momento mais precioso e acolhedor nos primeiros meses de vida: a amamentação. “Aproveitem esse instante tão precioso com seus bebês. Eu também sou mãe e, para mim, poder amamentar foi um ápice. Então, pais e mães, façam disso um momento único”, comentou.
Em seguida, a fonoaudióloga Marilene Bueno falou sobre a importância de se ter uma rede de apoio no momento da amamentação, uma vez que a presença do pai, de parceiros, de familiares cria um ambiente propício e acolhedor às mães. “Seguindo a temática deste ano, o nosso papel é apoiar totalmente o aleitamento materno exclusivo, pois ele garante inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe. E ter esse suporte familiar ou da comunidade é extremamente importante”, frisou.
Segundo Taires Aguiar, mãe do pequeno modelo José Ilson, que está internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do HEMNSL, a meta é amamentar até os dois anos de vida, ou enquanto ele quiser. “ Eu apoio o aleitamento materno e indico para todo mundo que eu conheço. Por ele ser prematuro, precisa ainda mais do meu leite. Não vejo a hora de levá-lo pra casa para começar a nossa rotina e aumentar ainda mais o nosso vínculo, para vê-lo crescer feliz e saudável”, revelou. A programação se estende nos dias 7 e 9, com sessão de cinema especial e entrega de lembranças às mães internadas.