1999 marcou o início de uma revolução médica no Hospital de Amor de Barretos (SP), referência mundial no tratamento de câncer, com a realização de sua primeira cirurgia minimamente invasiva por vídeo, a laparoscopia. Para celebrar a data e as mais de 10 mil cirurgias minimamente invasivas realizadas, a entidade reunirá nos próximos dias 29 e 30, durante simpósio, os cirurgiões pioneiros da técnica no Brasil, responsáveis pelas primeiras cirurgias no Hospital e membros do Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD).
De acordo com o médico coloproctologista, Dr. Marcos Denadai, que integrou a equipe médica dos primeiros procedimentos cirúrgicos por vídeo, o Hospital de Amor é também pioneiro em realizar as cirurgias através do SUS. “Apenas na especialidade do Digestivo Baixo foram realizadas cerca de 6 mil cirurgias, um número muito expressivo em relação à realidade do Brasil”, disse.
A primeira cirurgia minimamente invasiva no Hospital de Amor foi realizada para tratamento de câncer de reto. Hoje, todas as especialidades que atuam nos tumores do abdomên – Digestivo Alto e Baixo, Urologia , Ginecologia, e também cirurgia Pediátrica se beneficiam da técnica que além de garantir menor trauma cirúrgico, proporciona menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo do paciente às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes. A técnica também reduz a taxa de infecções e a ocorrência de aderências pós-operatórias.
Responsável por coordenar a equipe médica da primeira cirurgia no Hospital, o diretor científico do IRCAD, Dr. Armando Melani, também prestigiará o simpósio, juntamente com o coordenador científico Dr. Luis Gustavo Romagnolo, fundador do Instituto – Dr. Jacques Marescaux, entre outros cirurgiões pioneiros por realizar a técnica no Brasil .
Confira a programação pelo portal: oncoeventos.com.br/evento/92-simposio-comemorativo-20-anos-videolaparoscopia-no-hospital-de-amor-barretos