Todas as terças-feiras da última semana do mês, os profissionais de diversas áreas assistenciais do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), se reúnem para discutir e avaliar casos e condutas aplicadas na instituição, que podem se tornar padrão. A iniciativa faz parte de um processo de melhoria contínua, implantada em maio deste ano, tem caráter educativo, como explica a pedagoga, Paula Tabuada. “Além de promover o cuidado aos pacientes, nosso objetivo é capacitar a equipe multidisciplinar, estimular a comunicação entre as áreas de atuação em cada unidade de internação. Participam da reunião, por exemplo, médicos, profissionais da enfermagem e fisioterapeutas”, explica.
O facilitador e coordenador da fisioterapia, Daniel Gimenez, conduz os encontros para que a conversa seja objetiva e gere resultados positivos no dia a dia do hospital. No geral, as ações promovem mudanças na cultura organizacional e impacto positivo na vida dos pacientes por meio das novas técnicas de abordagens sugeridas durante as reuniões.
“Por exemplo, na última reunião realizada abordamos a importância da mobilização precoce, que visa a reabilitação funcional em doentes críticos internados na Unidade Semi Intensiva. Utilizamos o exemplo do trabalho desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que já apresentou resultados excelentes para a recuperação dos pacientes. A idéia é afinar as condutas, identificar as dificuldades e fazer o que for possível dentro das nossas possibilidades para que o atendimento seja de excelência”.
A paciente Maria do Carmo Dias, 47 anos, internada na Clínica Feminina considera que essa conduta faz com que o atendimento do hospital melhore a cada dia. “A equipe vai adquirindo mais conhecimento e isso reflete no melhor atendimento para nós. Achei sensacional a iniciativa”, afirma.