O reconhecimento de conformidade e melhoria contínua de sistemas de gestão para organizações que prestam assistência na área de saúde exige dos órgãos de acreditação elevado grau de capacitação e alinhamento às normas e procedimentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de órgãos nacionais e internacionais. Nesse contexto, a Fundação Vanzolini acaba de obter uma de suas principais conquistas na área, a acreditação ISQua, concedida pelo mais importante órgão internacional, em avaliação de conformidade, o Conselho de Credenciamento do IEEA — ISQua External Evaluation Association (Associação de Avaliação Externa da ISQua).
O processo para a obtenção do reconhecimento mostrou que os requisitos utilizados no Brasil pela Fundação Vanzolini são aplicáveis em âmbito internacional e possuem aderência às leis, práticas e regulamentações de organizações globais. A ISQua reconhece 3 níveis de boas práticas em sistemas de gestão na área da saúde: organismos de certificação (avaliação de conformidade); associações e entidades que desenvolvem normas técnicas; e organismos que promovem programas de capacitação (cursos).
Para José Joaquim do Amaral Ferreira, diretor de Certificação da Fundação Vanzolini, “o reconhecimento ISQua nos confere qualidade internacional e atesta que os nossos clientes são atendidos por uma instituição de certificação que preza pelas melhores práticas”, afirma.
Qualidade de serviços de saúde e segurança do paciente
Nesse sentido, a acreditação reforça ainda mais o papel da Fundação Vanzolini como uma das principais IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) da certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) no Brasil. A chancela ratifica a qualidade de serviços de saúde e segurança do paciente de organizações como hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto-atendimento, homecare, serviços de hemoterapia, de nefrologia e de terapia renal substitutiva.
O trabalho de acreditação fornece às organizações do setor da saúde mecanismos para racionalizarem processos que funcionam corretamente e aqueles que precisam de melhorias. Além de colocar pacientes, corpo médico e equipe administrativa e gestora em contato com as melhores práticas internacionais. São requisitos de avaliação que levam às tomadas de decisões que garantem melhoria contínua da segurança do paciente e qualidade no atendimento.
Processo ISQua e Fundação Vanzolini
Na oportunidade, a Fundação Vanzolini recebeu auditores de países como França, Austrália e Estados Unidos que validaram a autoavaliação prévia da entidade, em uma análise que incluiu entrevistas com diretoria, gerência, equipe administrativa, avaliadores e clientes acreditados. O objetivo, no caso da Fundação Vanzolini, foi revisar as evidências de conformidade fornecidas antes e durante a auditoria.
Os critérios de avaliação da ISQua contemplaram processos como governança; gestão estratégica, operacional e financeira; gerenciamento de riscos e melhoria da qualidade; gestão de recursos humanos; e gerenciamento de informações.
Os auditores analisaram não só os processos e a equipe da Fundação Vanzolini como, também, a experiência do cliente. “Fomos destacados por termos avaliadores com sólido conhecimento sobre os padrões normativos e nossos clientes ressaltaram como as acreditações agregaram valor aos negócios”, completa Ferreira.
A ISQua se soma a outros reconhecimentos dados à Fundação Vanzolini. A entidade é a única brasileira integrada à The International Certification Network (IQNet) — rede composta pelas 38 mais importantes certificadoras do mundo presentes em mais de 150 países. O que concede validade internacional às certificações da entidade na área de Gestão da Qualidade. A Fundação também foi o primeiro organismo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) no Brasil e a única credenciada pelo IATF (International Automotive Task Force).