A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro assinou o termo de cooperação com o “Dados do Bem”, iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Zoox Smart Data, que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Os resultados vão auxiliar a população e o Poder Público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.
A parceria firmada entre a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e iniciativa consiste na cessão gratuita da tecnologia “Dados do Bem” para o estado, bem como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também está incluído o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa. A Secretaria de Saúde fica responsável por toda operação relacionada ao projeto no município do Rio de Janeiro.
“A parceria com o “Dados do Bem” vai nos ajudar a tomar medidas para combater o avanço da pandemia. Com o uso do aplicativo e com toda tecnologia que faz parte da iniciativa, vamos conseguir ser mais assertivos na testagem por amostragem e ter acesso aos dados de inteligência que está por trás do aplicativo. Além disso, com o “Dados do Bem” vamos conseguir triplicar o número de testes imunosorológicos para Covid-19 oferecidos pelo estado. Hoje, a SES realiza cerca de 300 testes por dia no posto do Detran do Largo do Machado. Com o apoio do “Dados do Bem”, será possível oferecer até 1 mil testes/dia. Iniciativas como essa mostram como os diferentes setores da sociedade, público e privado, estão unidos na missão de salvar vidas”, explica Sérgio Simões, assessor especial da Secretaria de Estado da Saúde.
O ponto de partida do “Dados do Bem” é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.
Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.
Dados do Bem não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificados pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público.
Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes.
Informações sobre a operação na cidade
No Rio de Janeiro, os testes operados pela Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com o “Dados do Bem” serão feitos no posto do Detran, no Catete, Zona Sul da capital.
A tenda vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h no endereço: Rua do Catete, 325.
O local de testagem só poderá ser acessado por aquelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo “Dados do Bem”. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.