Lições que a pandemia pode deixar para a gestão pública

Não há dúvidas que a pandemia trará grandes aprendizados para vários setores diretamente relacionados à saúde. No âmbito da gestão pública, por exemplo, ficou evidente a necessidade de termos um SUS fortalecido para conseguir responder ao enfrentamento a situações como essa da Covid-19, assim como a saúde suplementar, que também teve que adaptar-se para atender a enorme demanda por leitos de terapia intensiva, respostas estas que foram fundamentais para que o cenário nacional não fosse ainda mais grave. Os ensinamentos que tivemos no enfrentamento da Covid-19 serão tratados no “WebHall EPM Em Tempos de Covid-19”, promovido pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), de 12 a 16 de agosto.

Durante o evento, médicos, líderes do mundo acadêmico e da gestão pública compartilharão suas opiniões, informações científicas disponíveis e suas experiências acerca da pandemia. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, será um dos destaques e falará sobre a estratégia do SUS para enfrentar a Covid-19. Para fazer uma análise crítica da progressão da pandemia no mundo e das estratégias para sua contenção, o WebHall terá a participação de Denise Cardo, diretora da divisão de prevenção de infecções na área de saúde do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos.

Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), será outra presença de destaque, quando abordará a pandemia nas Américas e o caso brasileiro; assim como Filipe Froes, consultor da Direção Geral da Saúde, de Portugal, que falará sobre o caso da Europa; e Márcia Castro, da Harvard School of Public Health, que trará o caso da América do Norte. Junto com Arthur Chioro, do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp, eles debaterão como diferentes sistemas nacionais de saúde estão enfrentando a pandemia e que lições podem ser aprendidas.

Ainda no âmbito da gestão, o evento guarda espaço para uma abordagem sobre organização das instituições no enfrentamento da pandemia, bem como para análises econômicas do setor de saúde pública e suplementar.

Legado para universidades

A programação do WebHall da EPM/Unifesp também destacará os aprendizados que a pandemia deixará nas universidades. Para isso, contará com as participações de Soraya Smaili, reitora da Unifesp, Lucia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, e Denise Pires de Camargo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, numa mesa com o tema “Nossas Universidades no Enfrentamento ao novo Coronavírus: Ensino, Pesquisa e Assistência”.

Outra mesa que discutirá o legado pós-pandemia na universidade abordará “qual será o ‘novo normal’ para os hospitais universitários passada a onda pandêmica”, com participações de José Osmar Medina Pestana e de Edson Aparecido dos Santos, secretário municipal da Saúde de São Paulo.

Interessados em participar do evento podem se inscrever no link webhallepm.com.br/inscricao. Ali, também pode ser visto a programação completa e outras informações do evento, como valor da inscrição, que custa a partir de R$ 35,00. Todo o valor arrecadado durante o congresso será direcionado para os projetos do Hospital São Paulo, o hospital universitário da EPM/Unifesp, que atua na linha de frente no combate à pandemia e mensalmente realiza milhares de atendimentos à população.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.