O Movimento #2em2, maior campanha sem fins lucrativos de testes de anticorpos contra o vírus da Covid-19 realizado de junho a julho no Rio de Janeiro foi organizado com o propósito de criar um marco de resposta estruturada da sociedade civil contra o Coronavírus no Brasil e a cada teste comprado, outro seria doado para hospitais públicos e filantrópicos da mesma região.
Nesta terça-feira (18) foi realizada a primeira leva de doações na cidade. O Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola (CMSEA), localizado em Santa Teresa, foi beneficiado com 2 mil testes e na ocasião da entrega, estiveram presentes Rodrigo Belcastro Pereira, gerente Administrativo da ESF/CMSEA, Cristina Gonçalves, diretora do CMSEA, Paulo Granato, médico e sócio-fundador da Alba Saúde e Victor Marques, da Renovatio.
O médico e sócio-fundador da Alba Saúde, Paulo Granato, foi um dos responsáveis por trazer o movimento para o Rio e ressalta a importância dessa doação.
“Uma das formas de se prevenir a Covid-19 é por meio de testagem e essa doação é uma ação que visa ajudar instituições públicas que estão com escassez no recebimento dos testes e disponibilizá-los para a população, com o intuito de barrar o contágio da doença”, informa Granato.
A iniciativa foi realizada pela Alba Saúde, Cia da Consulta, ONG Renovatio, Vitta e Rappi, com o patrocínio nacional da XP Inc., QR Consulting e Orbitae e participação das empresas Shopping VillageMall e Shopping Leblon, que abrigaram o sistema de drive-thru. A ação foi aconselhada por um board de especialistas formado por oito médicos.