Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28 de agosto), taxistas, motofretistas, motoristas e entregadores por aplicativos foram testados para a Covid-19. O objetivo foi checar se há profissionais (mais especificamente, os que têm contato direto com o público no dia a dia) que já tiveram a doença.
A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), aconteceu das 9h às 15h, na área externa do Pátio Cianê Shopping e contou com o apoio de equipe técnica da Unimed Sorocaba para a operacionalização da coleta venosa.
“Por ser uma importante ação de saúde pública para o município, tendo em vista o atual cenário que estamos vivenciando (da pandemia causada pela Covid-19), a Unimed Sorocaba se viu motivada a apoiar a ação da Urbes, realizando a coleta dos testes”, explicou a diretora de Mercado da Cooperativa, doutora Jeane Peter.
Depoimentos
Robson Fagundes Diogo, 43 anos, casado e pai de duas filhas, é motorista por aplicativo e, apesar de já possuir resultado negativo de teste realizado há mais de 2 meses, esteve no local para uma nova testagem. Segundo ele, a decisão de realizar novamente o teste se deu por uma questão de consciência em relação à segurança dos passageiros que transporta.
Já Alessandro Cardoso, 39, não havia se submetido ao teste anteriormente pelo alto custo. “Esta é a primeira oportunidade que tive e estou ansioso pelo resultado”, contou.
O material coletado será encaminhado ao laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Sorocaba. Os resultados serão divulgados em até dois dias, via SMS. Os resultados serão divulgados em até dois dias, via SMS.