Abimed oficializa parceria com o inLAB do InovaHC

A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia para Saúde (Abimed) firmou parceria com o Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (inLAB) do InovaHC, demonstrando sua preocupação e atenção a projetos que fortaleçam e desenvolvam o setor da saúde. O objetivo do projeto é o amadurecimento do conhecimento e do uso da tecnologia IA no Brasil, buscando incentivar a construção de um forte ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação com renomados e qualificados cientistas, médicos, engenheiros e professores. O Centro integra Universidades, Empresas e Governo.

A Abimed, como parceira institucional, auxiliará na difusão e transferência de conhecimento, ideias e tecnologias, assim como disponibilização de técnicos, especialistas, pesquisadores ou infraestrutura física para apoio das atividades do centro.

A área da saúde busca sempre se aprimorar, agilizar e automatizar diagnósticos e tratamentos. Neste aspecto, a AI é uma área tecnológica que tem potencial de solucionar complexos problemas reais e, consequentemente, redesenhar os limites da ciência. O Brasil, entretanto, não tem relevância internacional no tema. Para mudar isso e estruturar o Centro como de pesquisa na classe mundial, as linhas de trabalho serão Precision Medicine, Translational Medicine, Processamento de Imagens, Medicina Regenerativa, dentre outras.

Nos próximos anos, o Centro tem como meta melhorar a qualidade de vida dos brasileiros com novas técnicas e métodos disruptivos na área da saúde, desenvolver algoritmos, técnicas, produtos e softwares de AI aplicadas na saúde; incentivar a cooperação, o intercambio tecnológico e cientifico e o desenvolvimento sustentável de produtos para a saúde humana; transferir tecnologia ao setor produtivo, proporcionando maior competitividade do mercado brasileiro; difundir conhecimento para o setor produtivo e para todos os níveis de educação, desde o ensino básico à pós graduação stricto e lato sensu; contribuir no avanço das pesquisas de IA aplicadas à saúde; estimular a criação de startups, spin-off e patentes que possam disseminar os trabalhos desenvolvidos; estabelecer uma rede de colaboração internacional que fomente a pesquisa e o empreendedorismo com base em inteligência artificial.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.