Criada em 1969 como recurso militar e científico, a internet tornou-se uma ferramenta importante para a sociedade ao longo dos anos. Com a pandemia de Covid-19 e o consequente isolamento social, passou a ser um recurso fundamental para a interação social e para a continuidade do trabalho, dos estudos e dos cuidados com a saúde. Para viver nesse novo mundo foi preciso mudar, se adaptar e experimentar outros meios de realizar as atividades cotidianas e essenciais para a sociedade.
Assim, o setor de saúde brasileiro deu um grande passo para o avanço da relação entre os profissionais e os pacientes e autorizou o exercício da telemedicina. Logo que foi aprovado, as empresas passaram a oferecer o serviço de consulta à distância e a população aderiu à tecnologia rapidamente. “Em 10 dias, mais de 5 mil consultas foram marcadas com cerca de 1.800 profissionais de saúde”, revela Cadu Lopes, CEO da Doctoralia, plataforma de agendamento de consultas. “Hoje, já realizamos mais de 400 mil teleatendimentos com mais de 12 mil profissionais de saúde”, completa.
Além de registrar um crescimento exponencial em telemedicina, durante o isolamento social, a Doctoralia também viu aumentar o número de pageviews mensais de 33 milhões para 35 milhões e a quantidade de profissionais de saúde assinantes da plataforma crescer 120%. “Nós acreditamos que a telemedicina veio para ficar, mas independente disso, esses números mostram que as pessoas descobriram uma nova forma de cuidar da saúde, de maneira prática e segura, utilizando uma plataforma em que é possível agendar a consulta, realizar o atendimento, registrar o histórico de saúde do paciente (prontuário eletrônico), oferecer comunicação médico/paciente via chat, além de obter receitas, atestados e até mesmo marcar exames”, analisa Lopes.
Por se destacar na internet, a Doctoralia foi eleita uma das 10 principais empresas em Serviços de Saúde pelo iBest. Os finalistas de cada categoria foram selecionados pela sua relevância digital como um todo. Para isso, o iBest utiliza um algoritmo exclusivo, que analisou a presença e o engajamento de marcas e influenciadores no Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, sites e aplicativos. A votação para as três finalistas vai até o dia 25 de outubro e deve ser feita pelo site vote.premioibest.com/votacao/servicos-saude e a confirmação do voto pelo e-mail cadastrado. A votação da fase Top 3 será de 9 de novembro a 2 de dezembro. No dia 11 de dezembro, será anunciada a classificação.
Para Cadu Lopes, a participação no Prêmio iBest é um reconhecimento de todo o trabalho realizado pela empresa, principalmente durante a pandemia de Covid-19. “O nosso foco é cuidar da saúde das pessoas, ampliando o acesso a profissionais de qualquer lugar do Brasil, e contribuindo para o combate à pandemia por meio da telemedicina, inclusive oferecendo a tecnologia gratuitamente para o setor público”, explica.