APERGS promove bate-papo para reforçar a importância do Outubro Rosa

O apoio dos Procuradores do Estado à prevenção ao câncer de mama vem desde a fundação de uma das principais organizações vinculadas a esse tema. Há 27 anos, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) contou com a atuação de Renée Nassif durante o processo de criação da entidade e do primeiro estatuto — vigente até hoje. E foi a ela que a Presidente Voluntária do IMAMA, Maira Caleffi, dedicou sua participação no bate-papo promovido pela Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), na segunda-feira (26), para reforçar a campanha do Outubro Rosa.

Através do depoimento da Procuradora Karla Luiz Schirmer, os participantes ouviram da colega de profissão um relato sobre o tratamento que vem fazendo desde que descobriu o diagnóstico. Logo na abertura, Karla lembrou da parceria da Procuradora Renée Nassif (in memorian), que foi sua coordenadora na Procuradoria do Interior enquanto estagiária, e da importância do papel exercido por ela nesta pauta. “Sempre pensei positivamente, busquei desmistificar o assunto. Parece que é proibido até mesmo dizer a palavra câncer, as pessoas ainda se constrangem em falar sobre isso. O que procurei fazer foi tirar essa carga pesada da doença como se fosse algo fatal”, disse, ao relatar que descobriu o câncer de mama em outubro de 2019, quando foi justamente a campanha que a lembrou de fazer o autoexame.

Presidente Voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Maira Caleffi respondeu dúvidas sobre o tratamento, prevenção e reforçou a importância do diagnóstico precoce. “O tratamento personalizado ajuda a paciente a ter mais tranquilidade. É como se fosse um alfaiate fazendo uma peça de roupa sob medida para uma pessoa. Temos de levar em consideração diversos fatores e o que vem pela frente. Além de confiar, a equipe precisa ser multiprofissional. Temos que discutir os casos toda semana e praticar uma medicina baseada em evidências”, salientou a chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), ao falar sobre o trabalho do Núcleo Mama Moinhos.

Líder do Comitê Executivo do City Cancer Challenge Porto Alegre, a mastologista reforçou a campanha de conscientização da FEMAMA este ano: três perguntas que salvam. A ideia é incentivar não só as mulheres, mas pessoas próximas, amigos, familiares, a questionarem se você tem observado suas mamas, se marcou os exames anuais e se conhece seus fatores de risco.

“Muitas pessoas estão deixando de ir ao médico por medo de se contaminar pelo Coronavírus. A mortalidade por câncer é definitiva, e a maioria dos casos avançados é justamente por falta de diagnóstico precoce. Por isso, essa ação visa que as mulheres sejam incentivadas a buscar o diagnóstico precoce. Precisamos engajar a sociedade como um todo com perguntas simples para que se converse sobre este assunto”, reforçou a médica ao agradecer todo o trabalho feito pelos Procuradores do Estado no auxílio à luta do IMAMA e da FEMAMA em ajudar a agilizar o acesso e tratamento.

Passado um ano desde o início do tratamento, Karla Schirmer prepara-se para voltar a sua rotina de trabalho. Antes do encerramento, a Procuradora recebeu diversas mensagens de carinho parabenizando-a pela força em enfrentar esse período tão delicado com alegria e positividade. “Aos meus olhos, só me fizeste te admirar ainda mais. Parabéns pela tua luta e garra. Obrigado por ter proporcionado esse momento para nós”, afirmou o Presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper.

No sábado (31), acontece a carreata de encerramento da campanha Outubro Rosa deste ano. A saída está marcada para às 16h, do Parcão. Mais informações sobre a atividade e compra de camisetas da campanha, acesse: imama.org.br.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.