Em 10 de novembro, às 19h, a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza a live “Sleep Talk: Diagnóstico e Repercussões Clínicas da Apneia Obstrutiva do Sono em Adultos”. Estarão em pauta, os exames que fazem parte da investigação diagnóstica e consequências desse distúrbio.
A live terá a participação Dr. Maurício Bagnato, especialista em Medicina do Sono e Secretário do Comitê do Sono da APM, e da Dra. Lia Bittencourt, Pneumologista com área de atuação em Medicina do Sono e Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Unifesp.
“A apneia obstrutiva do sono é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas superiores durante o sono”, explica a Dra. Erika Treptow, Médica Especialista em Medicina do Sono e Pesquisadora do Instituto do Sono, coordenadora da live.
A apneia obstrutiva do sono é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão arterial sistêmica. Segundo a Dra Erika Treptow, doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC) também podem estar associados com a apneia obstrutiva do sono.
A fragmentação do sono que ocorre neste distúrbio pode impactar a concentração e memória, além de aumentar o risco de acidentes devido à sonolência excessiva diurna.
“Em 2010, um estudo realizado pelo Instituto do Sono mostrou prevalência de 32% da apneia obstrutiva do sono na população adulta de São Paulo. É uma doença comum, por vezes não diagnosticada, principalmente por nem sempre apresentar sinais e sintomas específicos”, ressalta a especialista.
A live tratará ainda dos diferentes tipos de polissonografia, pontuando quando deve ser feita em ambiente laboratorial e quando ela pode ser realizada em domicílio. Dra. Erika Treptow afirma que serão abordadas igualmente as mudanças e adaptações na confirmação diagnóstica neste período de pandemia.
A participação é aberta a qualquer médico com interesse no assunto, outros profissionais da saúde e ao público no geral. Ao término das exposições, haverá tempo livre para discussão. Perguntas podem ser encaminhadas por e-mail até a véspera ou ao vivo durante a live, que será transmitida pelo Instagram da APM: @apmestadual.
Informações: associacaopaulistamedicina.org.br