Encontrar soluções disruptivas e inovadoras que promovam o crescimento de negócios e que atendam aos atuais desafios do mercado de saúde e nutrição. Com estes ideais em mente, Nestlé Health Science (NHS), braço de saúde e ciência nutricional da Nestlé, lança essa semana a segunda onda do programa Nestlé Beyond Food, que oferece às startups brasileiras a oportunidade de trabalhar em parceria com a companhia e validar a aderência de suas soluções às necessidades da divisão.
O Brasil é o maior mercado de saúde da América Latina e o sétimo em nível global, com mais de US$ 42 bilhões sendo gastos anualmente em cuidados de saúde privados. O país tem alta disponibilidade de startups e investimentos de fundo de capital de risco, com a maior parte concentrando-se em São Paulo. É o que mostra a pesquisa Global Startup Ecosystem Report – do Startup Genome, que avalia os principais ecossistemas e as cidades mais promissoras no campo da inovação em todo o mundo.
É neste contexto que Nestlé Health Science segue apostando na inovação aberta, sempre levando em consideração o momento da empresa e do ecossistema de inovação local para definir o melhor caminho a ser seguido. Para garantir a gestão eficiente de projetos inovadores, conta com parceiros externos como a Innoscience, consultoria especializada em gestão de projetos com startups, além de hubs de inovação. O objetivo é solucionar desafios de negócio existentes, acelerar resultados e seguir puxando a inovação no mercado de nutrição e saúde do país.
“O Brasil é o primeiro país do mundo em que Nestlé Health Science executou um programa de co-criação de projetos com startups de eHealth. Reconhecemos o rico potencial de nosso ecossistema de inovação e estruturamos o Nestlé Beyond Food 2.0 de forma a provocar e estimular esse ambiente de startups de saúde, em prol dos pacientes e do espírito colaborativo e empreendedor, tão característicos de nosso país”, explica Mônica Meale, head de Nestlé Health Science para a América Latina.
POTENCIAL NO MERCADO BRASILEIRO
Nesta segunda edição do programa Nestlé Beyond Food, mais uma vez as startups selecionadas deverão realizar um piloto a partir de um produto ou serviço já desenvolvido e disponível no mercado. A ideia é que essas soluções possam ser testadas e validadas para atender a alguns dos desafios propostos por Nestlé Health Science.
As startups serão inicialmente selecionadas de forma ativa pela Innoscience, em parceria com hubs de inovação, e também poderão se inscrever proativamente. A liderança de Nestlé Health Science irá então priorizar, entre as startups inscritas para cada desafio, quais serão convidadas para o evento online de pitch.
Esses encontros virtuais acontecerão entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, quando haverá a primeira seleção de startups. Essas, em parceria com executivos que serão os sponsors de cada desafio, irão elaborar as propostas iniciais de pilotos baseadas nos desafios submetidos pelas áreas. As oportunidades de participação vão além do contexto de eHealth, pois os desafios contemplam desde necessidades de capacitação avançada de força de vendas, soluções em trade 2.0, inovação em produtos nutricionais, saúde e até mesmo prototipagem com impressão 3D ou 4D. Em fevereiro, as startups vencedoras serão definidas e seus respectivos projetos recebem investimento por parte da Nestlé Health Science, com início efetivo em março.
Ao final do programa, caso o projeto seja validado, as startups poderão ser contratadas como parceiras ou fornecedoras da NHS.
Entre os critérios utilizados para avaliar as startups estão a aderência aos desafios propostos e já ter disponível no mercado um produto ou serviço que ajude a acelerar o ecossistema de saúde e nutrição – ou seja, ao menos um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado. As inscrições estão abertas para startups localizadas em qualquer lugar do mundo.
Segundo o head de e-business da unidade para a América Latina, Victor Vendramini, o nome Nestlé Beyond Food foi proposital porque a empresa quer ir além do produto. “A gente pode inovar em plataformas, relacionamento, cadeia de fornecimento, experiência de consumidor, gestão. Não dominamos a inovação em todos esses pontos, nem vamos dominar e tudo bem. Podemos aprender. Tem gente que sabe mais do que nós, então que tal trazer essas startups para serem nossos parceiros? Todos ganham no final”, explica.
Todos os detalhes do programa e os desafios propostos para este ano podem ser conferidos no site oficial: www.nestlebeyondfood.com.br.
BONS RESULTADOS
Em 2019, a primeira edição do Beyond Food teve 130 projetos inscritos para concorrer a um aporte de R$ 1 milhão, que passaram por uma triagem em duas fases até chegar às finalistas. Na ocasião, os projetos foram apresentados para uma banca de executivos de Nestlé Health Science Global e do Brasil, que avaliou e definiu as vencedoras: Meplis, do Rio de Janeiro, e Insight Technologies, de São Paulo, que seguem no desenvolvimento de dois projetos piloto para a área de Nutrição Médica
A Meplis, presente há 8 anos no mercado, é uma plataforma de colaboração em saúde, que oferece serviços de informações personalizados para provedores de saúde e pacientes. “O Nestlé Beyond Food foi incrível para a Meplis por diversos motivos, mas principalmente por nos dar as ferramentas e oportunidades para co-criar um projeto que impacta no dia a dia de pacientes reais que sofrem com problemas nutricionais e ajudá-los a ter uma jornada mais leve. Isto só foi possível pois a Nestlé Health Science como um todo entendeu que é possível inovar em parceria com startups. Inúmeras áreas apoiaram o projeto e trabalharam com a Meplis para implementar novos processos e atingir o objetivo de todos”, avalia Pedro Ivo Neves Azevedo Machado, fundador da Meplis.
Já a Insight Technologies aposta no uso de tecnologia para desenvolver programas que ajudem na qualidade de vida de pacientes com condições crônicas. “A Insight Technologies é uma startup que conecta consumidores, pacientes, profissionais de saúde e a indústria por meio de comunidades na web. Seu propósito é o de fomentar a autonomia dos pacientes e consumidores, para que estes assumam o controle de suas jornadas de cuidado. O programa Nestlé Beyond Food foi uma grande oportunidade para colocar esse propósito em prática, contando com o apoio, a estrutura e a expertise do time Nestlé Health Science. O projeto amadureceu ao longo desse ano, ganhando consistência e alcance. Estamos contentes com os resultados alcançados até aqui e muito animados para 2021”, destaca o diretor da startup, Leonardo Zimmerman.
Devido a toda transformação digital que está ocorrendo mundialmente e no Brasil, a Nestlé Health Science tem um olhar especial para o ambiente digital e o ecossistema de inovação aberta. O comportamento de consumidores e profissionais de saúde vêm mudando, o que traz oportunidade de identificar projetos transformacionais e inovadores, que gerarão futuramente bons resultados para a companhia. A unidade brasileira de Nestlé Health Science aumentou em 10 vezes seus investimentos no contexto de inovações online nos últimos 5 anos, com patamares superiores a 20 milhões de reais anuais.