Apesar de vivenciarem momentos desafiadores diariamente, a gratidão, a motivação e os sorrisos não deixaram de fazer parte da rotina dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), as equipes celebram as vidas que foram salvas, cada pequena melhora no quadro clínico dos pacientes e a oportunidade do reencontro com a família.
A última semana foi marcada por elogios às equipes de diversas unidades do hospital. O time da Clínica Feminina recebeu uma homenagem muito especial do paciente Francisco Carlos Barbosa, que é músico e produtor musical. Ele cantou ao vivo a canção de Tim Maia, “Não quero dinheiro, eu só quero amar” ao receber a notícia de sua alta médica. “Quero agradecer a todos os médicos, enfermeiros e demais equipes do São Vicente, que foram fundamentais para o meu tratamento da Covid-19. Eu cheguei em estado grave, fiquei dois dias na UTI e doze dias no quarto. O que mais me impressionou foi toda a estrutura da UTI, além dos leitos que estão totalmente reformados, com televisão e ar condicionado. Hoje, continuo minha recuperação em casa. Aproveito para agradecer também a gestão da cidade, que vem dando a devida atenção ao SUS de Jundiaí. O melhor de tudo, além de vencer a Covid-19, é não ter custo nenhum”, ressalta o paciente, mais conhecido como Big Chico.
Na Unidade de Suporte Intensivo (USI), a alta de Izilda Maria Cordeschi, de 62 anos, foi celebrada pelos profissionais, que emocionados, falaram sobre a felicidade de ver mais uma paciente superando a Covid-19. “Falo por todos nós. Ficamos felizes pela paciente ter saído daqui direto pra casa. Foi um momento de gratidão devido à luta que ela enfrentou. Estávamos ali, presenciando a vitória dela e compartilhando o que ela estava sentindo”, conta a técnica de enfermagem, Tainara Fernanda Oliveira de Souza.
Ortopedia
O paciente Matheus Joab Santana de Souza, de 12 anos, precisou de atendimento após cortar a perna na roda de uma bicicleta. Como forma de agradecimento pela assistência humanizada que recebeu, Matheus trouxe flores para as profissionais do Pronto Socorro de Ortopedia. “O meu avô me socorreu para o hospital da Várzea e depois fui transferido para o São Vicente. Fui muito bem atendido e precisei fazer o curativo durante uma semana. Elas sempre cuidaram de mim com carinho e essa foi só uma forma de mostrar minha gratidão. Graças a Deus e ao hospital, estou tendo uma ótima recuperação”.
Família comemora alta de paciente no Hospital São Vicente
A paciente Ligia Maura da Silva Basso, de 62 anos, recebeu alta do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), nesta quarta-feira (20). Feliz, dona Ligia, que já comemorava a boa notícia, nem imaginava que seria surpreendida pela família, que aguardava a saída da paciente com balões vermelhos em formato de coração e mensagens de carinho. A vitória contra a Covid-19 é descrita como um milagre pelos filhos, já que durante a internação, Ligia passou por muitos altos e baixos.
“Essa doença trouxe muito sofrimento, judiou de mim, mas temos muita fé e sei que vamos conseguir sair dessa situação. Venci com muita força, com Deus no coração. Estou fraca, fiquei 40 dias na UTI, mas vou me recuperar. Deixo a minha experiência como exemplo, a doença não é brincadeira, se cuidem, usem máscara e álcool gel, é o básico, o principal”, alerta a paciente.
Na ocasião, os filhos da paciente expressaram a gratidão pelo atendimento de excelência recebido na instituição. “Minha mãe esteve entre a vida e a morte. Ficou entubada em coma induzido, fez a traqueostomia e hemodiálise, teve falência dos órgãos e hoje vivemos um milagre. Estamos saindo com nossa mãe após a grande batalha de todos os profissionais desse hospital, que lutaram bravamente pela vida dela, sem desistir. Sou muito grata ao Hospital São Vicente, que fez tudo de modo incansável, com excelente atendimento”, disse emocionada uma das filhas, Gabriela Olga Basso.