Com o tema “Como manejar eventos estressantes”, a próxima “Roda de Conversa”, voltada para os funcionários da Casa de Saúde Saint Roman, será realizada na sexta-feira (19), às 14h, e contará com a participação da Enfermeira Valmira Oliveira.
Segundo ela, o estresse é uma condição na qual o organismo se desvia de um estado de repouso, promovendo reações físicas e psicológicas frente a uma necessidade de adaptação ambiental. Embora não se tenha uma definição de estresse que contemple todos os seus significados e que satisfaça de modo unânime os pesquisadores, é entendido como um conjunto de reações físicas frente a um estímulo.”
O estresse não se processa apenas de maneira nociva ao organismo, pois quando aumenta a eficiência do indivíduo e apresenta uma intensidade tolerável e adequada é denominado de eustress (estresse ideal). O estresse disfuncional, denominado de distress, manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono, esgotamento da reserva de adaptação orgânica com danos à saúde, social e laboral. Quando esta situação é intensa e persistente, prejuízos a saúde poderão ocorrer. Diante do atual cenário que estamos atravessando, estudos recentes nos dão algumas orientações para mantermos a nossa saúde mental em dia. São eles:
1- Fortalecimento da tríade trabalho, família e lazer
2 Quantidade e qualidade das informações
3- Use as redes sociais a seu favor
4- Seja solidário com quem precisa
5- Preste atenção em você
6- Busque ajuda especializada
7- Cultive um olhar diferente em relação aos seus problemas
8- Aceite o que você não pode mudar
9- Ocupe a mente (mas não muito)
10- Exercite-se
11- Durma bem
12- Alimente-se bem