Música nos Hospitais estreia temporada online

Em sua 14° temporada, o projeto Música nos Hospitais continua levando alegria através da música clássica aos centros de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo. De forma inédita, porém, o programa do Ministério do Turismo e da Associação Paulista de Medicina (APM) será realizado de maneira digital.

Às 11h de 17 de março, a Orquestra do Limiar, composta pelo maestro e médico Samir Rahme e mais 14 músicos, se reunirá seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social do auditório da sede da APM, na Bela Vista. A apresentação, por sua vez, será transmitida ao vivo para o Hospital Infantil Darcy Vargas, no Morumbi, em telões dispostos na área externa, anfiteatro, ambulatório e pronto-socorro – e ainda a todos que acessarem o link nessa mesma data e horário, independentemente de onde estiverem.

No Hospital, o público estará sentado, respeitando as medidas de distanciamento, e poderá interagir com o maestro através do chat do YouTube – plataforma por onde será realizada a transmissão, através do canal TV APM.

“Durante 14 anos, fizemos um trabalho que teve um grande alcance hospitalar, de forma presencial. Agora, devido a pandemia, além de dirigir o concerto para o hospital, ele pode ser acessado via YouTube, online para todos que se interessam por boa música e que certamente encontrarão um repertório musical diferenciado. Dessa forma conseguimos unir o lado terapêutico e o lado cultural da música. Trata-se de acender um verdadeiro ‘incenso musical’ em cada apresentação”, afirma dr. Samir. Para ele, é um sinal da união do poder terapêutico e cultural do Música nos Hospitais.

A seleção de canções, inclusive, é diversificada, a fim de promover um encontro dinâmico e que agrade a todos os gostos. No repertório preparado para o dia 17, há músicas que vão desde J. S. Bach e Mozart até Adoniran Barbosa e Tom Jobim. Tudo com o talento e toque especial de Samir Rahme e sua equipe de musicistas.

A Orquestra do Limiar foi fundada em 2002 pelo próprio dr. Samir, médico antroposófico formado em Composição e Regência pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Desde a estreia, em simpósio realizado pela Sociedade Antroposófica de São Paulo, o lema do grupo é “Música para a Alma”. Com apresentações em congressos, eventos e hospitais, a Orquestra promove o contato com obras eruditas e a elevação do estado de espírito dos ouvintes.

“A motivação é levar trabalho musical de alta qualidade, cuidado e carinho a médicos, enfermeiros, pacientes e acompanhantes. É fundamental para a humanização do hospital e para proporcionar uma espécie de pausa no ambiente, permeado por tensão e esperança. É um momento de beleza”, comenta o maestro.

Repertório

J. S. BACH (1685-1750)
CONCERTO BRANDENBURGO Nº 3

MOZART (1756-1791)
SERENATA PARA CORDAS

DVORAK (1841-1901)
SUITE PARA CORDAS – 1º MOVIMENTO

E. GRIEG (1843-1907)
HOLBERG SUITE HOLBERG – INTRODUÇÃO

VILLA-LOBOS (1887-1959)
PRELÚDIO – BACHIANAS Nº 4

A. PIAZZOLA (1921-1992)
ADIOS NONINO – Arranjo: Kleberson Buzzo

ENNIO MORICONE (1928-2020)
CINEMA PARADISO – Arranjo: Marcos Scheffel | Solista: Leticia Andrade

KLEBERSON BUZZO (1980)
FUGAIÃO – ESTREIA MUNDIAL

ADONIRAN BARBOSA (1910-1982)
TREM DAS ONZE – Arranjo Marcos Scheffel

TOM JOBIM (1927-1994)
WAVE – Arranjo: Marcos Scheffel

ERNANI AGUIAR (1950)
FREVIOLONCELANDO- Adaptação para Cordas: Kleberson Buzzo

Projeto

Música nos Hospitais teve início em 2004 e, de lá para cá, já foram cerca de 202 concertos em mais de 50 centros de atendimento à saúde. Somados, são mais de 62 mil espectadores até hoje.

Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e Aché Laboratórios, o programa busca levar alegria e poder curativo ao ambiente hospitalar. Com a pandemia, os eventos foram temporariamente suspensos, mas logo voltaram com toda a força, adaptados ao formato digital.

Assista em TV APM através do link: www.youtube.com/watch?v=ma13F-m8IM8&feature=youtu.be

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.