A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) completou, nesta quarta-feira (10), a entrega de mais 15 leitos de UTI Covid. Localizados em um dos blocos cirúrgicos da instituição, os leitos foram anunciados, em 2 de março, como última medida do hospital no que diz respeito à abertura de novas posições de intensivismo para o tratamento de pacientes infectados com o Coronavírus. As tecnologias necessárias foram adquiridas com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Desde a última segunda-feira, esses novos leitos vinham sendo disponibilizados e prontamente ocupados com novos pacientes, à medida em que as áreas fossem entregues. Com isso, a instituição totaliza à disposição da população 455 leitos para o tratamento de Covid, dos quais 144 de UTIs e 311 em unidades de internação clínica, somando a disponibilidade de seus hospitais em Porto Alegre, do Hospital Dom João Becker, em Gravataí, e do Hospital Santo Antônio da Patrulha. Além desta capacidade instalada de internações, a instituição mantém quatro setores de emergências médicas voltadas à assistência Covid.
Nesta tarde, a capacidade acima citada encontrava-se com mais de 100% de ocupação e, conforme último levantamento, 44 pacientes aguardavam por um leito de UTI Covid, considerando os pacientes em atendimento nas emergências da Santa Casa, do Hospital Dom João Becker e no Hospital Santo Antônio da Patrulha.