Há um ano o Brasil enfrenta a pandemia do novo Coronavírus com o apoio da Medicina Diagnóstica. A crise sanitária no país e no mundo mostrou para a sociedade, a importância dos profissionais e serviços da saúde – especialmente dos laboratórios de análises clínicas. A Medicina Diagnóstica é responsável pela inteligência de dados da pandemia. É o que traz embasamento para os governantes possam tomar as medidas sanitárias, políticas e sociais, além de decisões sobre fechamento e abertura de cidades.
Valorizar o papel da medicina diagnóstica e destacar sua relevância no combate à pandemia da Covid-19 tem sido a proposta do Grupo Pardini. Para debater esse tema, a rede de laboratórios propõe o webinar “A resposta da Medicina Diagnóstica na pandemia”, nesta quarta-feira (14), das 19h às 20h30. O evento será mediado pelo vice-presidente do Grupo, Alessandro Ferreira e receberá o patologista e Diretor de Operações do Grupo Pardini, Guilherme Collares, o médico Infectologista, Membro do Comitê da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte e Diretor da Sociedade Brasileira de infectologia, Estevão Urbano e o epidemiologista e assessor de vacinas do Grupo Pardini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização/MG, José Geraldo Ribeiro.
Para o vice presidente do Pardini, Alessandro Ferreira, o Brasil testa pouco a população. “Em março batemos a marca de mais de 3 milhões de exames feitos. Contudo, temos a capacidade de realizar esse número em apenas 5 meses. Acredito que outros laboratórios também estão vivendo quadros semelhantes. Por isso, precisamos discutir entre o setor se há uma subutilização dos testes e qual o disso”, comentou o executivo.
Dentre os assuntos que serão discutidos, os especialistas vão analisar se o Brasil o protocolo de testagem no Brasil, qual a qualidade dos testes feitos em nosso país, o legado da Medicina Diagnóstica na pandemia, as vacinas contra a Covid-19 e as novas variantes, além de comentar os dados da Covid-19 e erros e acertos durante a pandemia. A participação é aberta e gratuita, bastando se inscrever pelo link: grupopardini.rds.land/conexao-pardini-2021-a-resposta-da-medicina-diagnostica-a-pandemia