O Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSG), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, remodelou completamente a sua especialidade de arritmologia. A mudança tem por objetivo melhor atender, de forma integral , os pacientes da instituição – diagnosticando e tratando as arritmias cardíacas, além da prevenção e indicação acerca do tratamento mais adequado.
A equipe de arritmologistas do HCSG, composta pelos doutores Fábio Lopes Erthal e Luiz Rodolfo Braga, esclarece que dentre as novidades médicas estão a retomada do atendimento ambulatorial dos pacientes assistidos no hospital pela equipe médica especializada, a qual atualmente atua na instituição realizando estimulação cardíaca e eletrofisiologia invasiva além de pareceres em arritmia.
A arritmologia busca realizar o diagnóstico da arritmia, sua prevenção e também o tratamento médico para evitar que ela atrapalhe a vida do indivíduo ou paciente passando pelo tratamento. “Se compararmos nosso coração ao motor de um carro, a ‘arritmologia’ seria o estudo minucioso de cada componente elétrico desse motor”, exemplifica Luiz Rodolfo, acrescentando que o HCSG encontra-se equipado e aparelhado com as melhores ferramentas e equipe técnica para adequada assistência aos pacientes portadores de arritmias cardíacas.
Segundo Fábio Lopes, no atual cenário – com o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida e da evolução científica, através de métodos modernos diagnósticos e terapêuticos – a Arritmologia encontra-se em constante expansão. “As arritmias cardíacas são frequentes na população em geral, mas em particular nos pacientes com doenças cardíacas. Seus portadores podem passar a vida sem manifestações clínicas específicas ou ter sua qualidade significativamente comprometida e, em casos extremos, ser suscetíveis à morte súbita. Diagnosticar e tratar adequadamente cada paciente é fundamental”, afirma.
Vocês aceitam Unimed Rio?
Consulta com arritmologista
Olá! Infelizmente não temos essa informação. Apenas o hospital poderá te auxiliar com essa informação. Att;