A.C.Camargo Cancer Center celebra 68 anos sendo referência no cuidado oncológico de alta complexidade

Foi em 23 de abril de 1953 que nasceu o primeiro hospital de São Paulo construído com o dinheiro da população, sem ligação a nenhuma instituição de saúde oficial brasileira, sem respaldo financeiro de nenhuma organização religiosa, tampouco patrocínio de colônias de imigrantes, como era usual. Naquele dia, começava também a trajetória de sucesso do atual líder em conhecimento científico sobre oncologia e centro de referência internacional em ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar do câncer: o A.C.Camargo Cancer Center.

Há 68 anos, São Paulo ganhava o mais avançado conjunto de equipamentos para diagnóstico do câncer. O hospital ofereceria radiografia, endoscopia, anatomia patológica e radioterapia. Havia também seu corpo de cirurgiões, considerada a espinha dorsal do Hospital do Câncer (nome que tinha na época). As cirurgias realizadas por esses médicos e suas equipes, nas cinco salas de operações do Centro Cirúrgico espalhariam por todo o prédio os sentimentos de respeito e esperança pela cura do câncer.

Hoje, a instituição continua perseguindo a pesquisa científica e a excelência, sempre com um olhar humanitário. “O câncer é um desafio global que exige cada vez mais o nosso empenho para o avanço significativo dos estudos, que acabam por gerar benefícios para os pacientes Como diria nosso fundador, Antônio Prudente, ‘o câncer é uma doença de perfeita curabilidade, quando tratada a tempo. Os fatores essenciais para o sucesso são a educação do povo e a necessidade de diagnóstico precoce’. Por isso, nos últimos anos, nossa Instituição dedicou-se à implantação do modelo cancer center, uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação”, conta o Dr. Victor Piana de Andrade, diretor geral do A.C.Camargo Cancer Center.

Com uma equipe assistencial, docentes e cientistas que atuam em conjunto no cuidado de cada paciente e no desenvolvimento do ensino e da pesquisa, buscando os melhores resultados e novos tratamentos que serão difundidos e aplicados no futuro da oncologia, o A.C.Camargo tem hoje sete unidades, 168 consultórios e três centros cirúrgicos e conta com o apoio de 5.073 profissionais. A instituição dispõe de 447 leitos, sendo 56 de UTI, 7.108 equipamentos no seu parque tecnológico e 1.308 metros quadrados dedicados a laboratórios de pesquisa científica em biologia tumoral, epidemiologia, imunooncologia, bioinformática, genômica e biologia molecular.

“Assim como nos principais Cancer Centers do mundo, aqui no A.C.Camargo acreditamos que a pesquisa de hoje é o tratamento de amanhã e que no centro do cuidado está o paciente. Nossos médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia. A busca dos melhores resultados para cada paciente é possível quando as terapias são baseadas em evidências científicas. Temos o mais importante centro de pesquisa privado em câncer do país. No ensino, formamos especialistas aptos a compartilhar o conhecimento e contribuir para a evolução do combate à doença”, completa o Dr. Victor.

É por conta dessa história de sucesso traçada pelo A.C.Camargo ao longo dos últimos 68 anos que o Brasil se tornou um dos países de destaque no diagnóstico do câncer, tratamento e pesquisas sobre o câncer.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.