O dinamismo com que os fenômenos se sucedem em meio ao contexto da pandemia de Covid-19 é um dos maiores desafios para o corpo clínico que atua na linha de frente — seja em atendimento ou pesquisas científicas. Nesse cenário, especialistas desses segmentos e que, diariamente, vivenciam experiências distintas no Hospital Moinhos de Vento, tratarão do tema sob três perspectivas em matéria de conhecimento científico. Em março de 2020, a instituição foi a primeira do Rio Grande do Sul a receber pacientes com o novo Coronavírus.
No Simpósio “Covid-19: avanços e perspectivas”, a Faculdade Moinhos debaterá os próximos estágios da pandemia. O evento científico terá a participação do Coordenador do Núcleo de Radiologia Torácica do Hospital Moinhos, Rafael Grando, com a palestra “Diagnóstico por Imagem da Covid-19”; do Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica da instituição, Marcelo Gazzana, que falará sobre “Tratamento, prognóstico e sequelas da Covid-19”; e do Chefe do Serviço de Infectologia, Alexandre Zavascki, com a apresentação “Covid-19: uma pandemia em evolução”. A mediação será da médica Radiologista Ana Paula Zanardo.
Para Gazzana, a visão de quem trabalha em diferentes especialidades auxilia a construção de uma imagem mais ampla da pandemia: “hoje vemos que a Covid-19 não afeta o paciente apenas durante o período de infecção, mas as sequelas perduram após a eliminação do vírus e em diversos sistemas do organismo”, esclarece. O médico ainda ressalta que entender o estágio da doença com o auxílio da ciência é fundamental nesse enfrentamento. “Nossa ideia é expor para o público como a imagem pode auxiliar no tratamento, o que se faz atualmente no tratamento da Covid-19, o que se sabe e, além disso, o que se estuda. Apresentaremos isso de forma intuitiva, também como um serviço social”, enfatiza.
O evento ocorre nesta quarta-feira (28), às 19h, e terá transmissão no YouTube da Faculdade Moinhos. As inscrições devem ser realizadas neste link.