Com o tema “Alegria, alegria”, a psicóloga e arteterapeuta Regina Mascarenhas participa da “Roda de Conversa”, voltada para os funcionários da Casa de Saúde Saint Roman, do Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira (30), às 14h. Ela vai falar sobre a arte de sorrir.
“‘O homem é o único animal que nunca ri’, já dizia um tal de Aristóteles! Ter a capacidade de dar uma boa gargalhada de situações diversas é o que nos torna humanos. Acredito que rir é um dos melhores remédios que podemos nos proporcionar. A ideia desse encontro é pensarmos formas de suavizar nossas dores, problemas e angústias com um bom motivo para um sorriso. Como conseguimos tirar proveito de situações adversas sem sairmos tão mal delas? Quem nunca assistiu uma comédia para esquecer um dia ruim ou marcou de sair para dançar com os amigos e se divertir?”, comenta a psicóloga e arteterapeuta Regina Mascarenhas.
Segundo ela, a pandemia fez com que todos tivéssemos de nos adaptar. “Nós mudamos nossa maneira de estar nesse mundo e principalmente ficamos mais tensos e apreensivos. É nesse momento que precisamos reinventar também nossas atitudes diante dos problemas. O riso ocorre exatamente do erro, do defeito, do deslize e não quando está tudo correndo bem. Façamos então desses momentos mais tensos uma possibilidade para mudar nossos olhares diante das situações. Quando conseguimos rir de nós mesmos é porque passamos a entender nossas peculiaridades e diferenças e, dessa forma, nos aceitaremos melhor”.
O encontro será prático e terá como objetivos falar, divertir, relaxar, conversar, lanchar e principalmente rir. “Bora viver e sorrir?”, comenta Regina Mascarenhas.