Mudanças climáticas e efeitos sobre a saúde humana serão temas da próxima live promovida pela Academia Nacional de Medicina (ANM). Uma organização dos acadêmicos Paulo Saldiva, Marcello Barcinski e do presidente da ANM, Rubens Belfort Jr.
Entre os temas que serão abordados, tipos de poluentes atmosféricos e suas fontes com Maria de Fátima Andrade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; poluição atmosférica e interação entre tecidos e órgãos terá como palestrante Mariana Veras, da Faculdade de Medicina da USP; poluição veicular sobre a saúde humana será discutido pelo médico Ubiratan de Paula Santos, do Incor. O acadêmico e professor da UFRJ, Walter Zin, abordará efeitos da poluição do ar em modelos animais.
Em um segundo bloco de discussões, novos poluentes e grupos de riscos selecionados. Para falar sobre poluição e gestação, a médica Rossana Pulcinelli Francisco, da FMUSP; microplásticos ambientais será abordado pela médica Thais Mauad, também da FMUSP. O pesquisador Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, discutirá a queima de biomassa; e Sandra Hacon, da Fiocruz, os efeitos dessa queima sobre a saúde humana.
“Novos desafios: mudanças climáticas e urbanização” serão temas debatidos no terceiro módulo do simpósio Saúde e Ambiente. José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, falará sobre o estado atual e perspectivas em mudanças clímáticas. O desenho urbano e adoecimento será tema de Lígia Vizeu Barroso, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ao final, uma mesa redonda virtual reunirá, além dos acadêmicos Walter Zin, Paulo Saldiva e Marcello Barcinski, a jornalista Ana Lúcia Azevedo, do jornal O Globo.
O encontro virtual está marcado para quinta-feira (20), a partir das 15h, nos canais Zoom/anmbr ou pelo Facebook Live/acadnacmed.
Programação completa: www.anm.org.br/webhall-saude-e-ambiente