Estudo inédito sobre Valor em Saúde no Brasil será apresentado nesta quarta-feira (26)

A série de ações que comemoram o Jubileu de Prata da Associação Brasileira de Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED) começará já no dia 26 de maio, a partir das 16h, com a realização do evento ‘Desafios para implementação de uma agenda de saúde baseada no Valor Brasil’. Na oportunidade será lançado estudo sobre Valor em Saúde, no país, elaborado pela ABIMED em parceria com a consultoria global IQVIA. O material visa posicionar a indústria como parceira estratégica na implementação de novos modelos de remuneração na América Latina com o objetivo de garantir melhores resultados em saúde da população e a melhor experiência do paciente, contribuindo também para a sustentabilidade do Sistema de Saúde.

O documento foi estruturado em três grandes frentes, resultando em um trabalho colaborativo e em que foram discutidas as diferentes ações, processos, projetos e modelos que envolvem um modelo de valor (VBHC) e como a indústria de tecnologia médica se encaixa neste novo contexto, considerando as particularidades e necessidades do sistema de saúde brasileiro. Para isso, a base bibliográfica se consistiu em uma extensa pesquisa da literatura que teve por objetivo entender quais publicações nacionais e internacionais abordavam os principais conceitos de valor, além do entendimento do cenário brasileiro atual. Para este, o grupo de trabalho entendeu ser crucial a captação da percepção dos diversos atores da cadeia produtiva da saúde sobre os processos e modelos baseados em valor no Brasil, que foi realizado por meio de entrevistas com mais de 30 líderes do setor ao longo de 2020, em diversos estados do país, incluindo representantes de hospitais, convênios privados de saúde, gestores de saúde pública, sociedades médicas e acadêmicas e gestores de recursos humanos (RH).

Para o evento, o presidente executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, receberá o diretor Real-World Insights da IQVIA, Guilherme Silva Julian, que fará a apresentação do estudo. Como painelistas estão o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rogério Scarabel; a superintendente de economia da saúde do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Vanessa Teich; o superintendente de custos da SulAmérica Saúde, Aimar Tarrufi, o diretor de Relações Públicas e Acesso a Mercado da Medtronic Brasil, Igor Zanetti; e o diretor de Acesso a Mercado e Economia da Saúde da J&J, Silvio Junqueira.

Fernando destaca que o ponto focal desse estudo aponta para a percepção das lideranças de que a existência única do modelo tradicional do pagamento por volume não é mais sustentável e que uma mudança gradual em direção a novos modelos se faz necessária. “A indústria, como provedora de tecnologias em saúde com potencial para agregar valor ao cuidado, tem papel ativo na construção de iniciativas e propostas de valor junto a outros atores da cadeia de saúde”, afirma.

O evento é aberto ao público em geral, com foco para CEOs, profissionais de vendas, relações governamentais, acesso a mercado e economia da saúde.

Com o lançamento do paper e este evento, a ABIMED se consagra, no setor de produtos para saúde, como a precursora na implementação de uma agenda de valor em saúde no país, que depende de uma gama de fatores que englobam não somente as evidências e dados disponíveis, mas também ações e condições viabilizadoras, como o engajamento dos atores da cadeia com o tema.

Link de acesso: webinar.center/join/DSW6098

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.