Ambulatório de risco cirúrgico agiliza atendimento a quem necessita de cirurgia

A necessidade de realização de um procedimento cirúrgico é motivo de apreensão para muitos pacientes. E a necessidade de se submeter a diversos exames – o chamado risco cirúrgico – é mais um fator que pode desencadear ansiedade e nervosismo. Foi assim com o comerciante Vilmar Cunha, de 65 anos. Ao longo dos últimos cinco anos, ele adiou várias vezes a realização de uma cirurgia ginecomastia (excesso de gordura no peito) e quando soube que poderia fazer tudo de uma só vez, nem pensou duas vezes. “Tenho certeza de que, quando não se trata de uma cirurgia de emergência, muitos pacientes acabam desistindo ou adiando a realização por ter diversos exames a marcar e a fazer: teste ergométrico, exames de sangue e urina, eletrocardiograma…Ter a oportunidade de fazer tudo com apenas uma ida ao hospital facilita o trâmite para quem vai fazer uma cirurgia e humaniza o atendimento. Todos ganham”, afirma. Vilmar foi um dos primeiros pacientes a usufruir do serviço oferecido no ambulatório de Risco Cirúrgico do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro (RJ).

A coordenadora do Centro Médico e da Unidade de Internação do HSVP, Adriana Pinheiro, explica o que mudou com o novo serviço: “Temos horários reservados para o atendimento de pacientes que necessitam fazer a avaliação de sua condição clínica para que possam ser submetidos a um procedimento cirúrgico. Observamos que alguns pacientes demoravam muito para realizar o risco cirúrgico, pois o agendamento era único, para clientes que marcavam consultas de rotina na clínica médica e cardiologia e para quem iria fazer cirurgia e, muitas vezes, só encontravam vaga no intervalo de 2 meses ou mais”. De acordo com Adriana, com o novo serviço, a expectativa é agilizar a realização dos exames e a avaliação clínica e laboratorial, voltados exclusivamente para o risco cirúrgico.

Vilmar fez seus exames e marcou rapidamente a cirurgia. “Apenas quatro dias após a cirurgia, eu já estava de volta às minhas atividades. Eu trabalho com vendas e já voltei para as ruas, claro, tomando todos os cuidados possíveis”, comemora ele.

A novidade permite que os exames pré-operatórios possam ser feitos no mesmo dia da consulta e que o paciente já saia do hospital com a avaliação completa e o risco cirúrgico liberado.  Para isso, no dia da consulta, é necessário que ele chegue com duas horas de antecedência ao hospital e informe na recepção que tem risco cirúrgico agendado. O agendamento pode ser feito pela internet, presencialmente ou por telefone. Basta informar que necessita de consulta para realizar risco cirúrgico. Na internet, é preciso digitar risco cirúrgico como especialidade. Ao chegar no Hospital, o cliente deve se identificar na recepção, para que seja direcionado ao ambulatório correto.

“Criamos o serviço para agilizar o agendamento da cirurgia, principalmente daqueles que têm mais urgência, como os pacientes oncológicos, por exemplo. Além disso, evitamos que o paciente tenha que vir várias vezes ao hospital nesse momento de pandemia, realizando, em uma única ida ao hospital exames e consulta médica”, ressalta Adriana Pinheiro.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.