Amplamente adotada como forma de prevenção à Covid-19, a telemedicina já demonstra resultados que permitem enxergar que seu uso será permanente. A Atenção Primária à Saúde (APS) à distância gera benefícios para pacientes e empresas do setor. A modalidade melhora o acesso aos serviços por pacientes que estão fora dos grandes centros urbanos e reduz custos nos atendimentos.
“O teleatendimento é muito mais amplo do que demonstra seu avanço durante a pandemia. A modalidade evita deslocamentos do paciente de casa até um consultório, tem alta resolutividade, inclusive com atendimento 24h por dia por WhatsApp. Por meio de uma plataforma digital, é possível inclusive realizar a teleinterconsulta, que já é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)”, aponta o CEO da EuSaúde, José Américo Bahia. A teleinterconsulta é o procedimento que permite que um médico de Família ou clínico geral escute a opinião de um especialista sobre determinado problema do paciente.
O atendimento médico pela internet também resolve o desafio de promover o acesso dos serviços a pacientes em locais distantes dos grandes centros urbanos. A telemedicina é uma importante porta de entrada para as pessoas que antes precisavam andar longas distâncias para fazer uma consulta. “Se a gente já põe em contato uma pessoa com outra de qualquer parte do planeta, também podemos conectar um paciente à sua equipe de saúde de maneira mais eficiente por meio da telemedicina. Os resultados são muito positivos”, afirma a diretora médica da EuSaúde, Mariana Tarabal.
Redução nos custos do atendimento
A empresa EuSaúde atendeu, só no ano passado, 11 milhões de pessoas. A resolutividade do atendimento chegou a 97% durante a pandemia, segundo Mariana. Ou seja, em quase todos os casos, as equipes de atenção primária à distância conseguiram dar respostas aos problemas dos pacientes sem que fosse necessário encaminhá-los ao atendimento presencial. Além de reduzir o stress do paciente, a eficiência do primeiro nível de atendimento reduz os custos do tratamento ao evitar exames e procedimentos dispensáveis. Uma operadora de auto-gestão, cliente da EuSaúde, chegou a registrar economia de mais de R$ 4 milhões em cerca de 28,5 mil atendimentos de urgência realizados de novembro de 2020 a abril de 2021.
A modalidade não substitui inteiramente o atendimento presencial, mas tem alta resolutividade e uma função educativa. “A telemedicina apoia o paciente inclusive para que ele use a rede de saúde de forma mais consciente.”
A diretora da EuSaúde conta ainda que um dos maiores ganhos do atendimento de saúde à distância é o vínculo entre o paciente e a equipe que o atende. Ela relata que é possível criar laços, para que a pessoa perceba a telemedicina como sua primeira referência. “Um paciente com uma queixa aguda é acompanhado mais de uma vez por dia para a equipe avaliar como ele está evoluindo”, conclui.