Nesta quarta-feira (11), das 19h às 20h, o Capítulo São Paulo do CBC, com apoio da Abem, realiza mais uma rodada de webinar da série ‘Ensino Médico em Cirurgia’, que visa estimular a discussão sobre formação responsável e de qualidade no exercício da medicina. Terá ênfase nos debates o desempenho dos estudantes na área de cirurgia no teste de progresso. A transmissão ocorrerá pelo canal da Agência Pericoco no YouTube.
A pauta e programação da discussão foram organizados com esmero por time de especialistas no tema: o mestre do CBC-SP, TCBC Ramiro Colleoni Neto, o TCBC Aristides Augusto Palhares Neto, o TCBC Gerson Alves Pereira Júnior, e o TCBC Toufic Anbar Neto.
Hoje, no Brasil há uma deficiência muito grande, pois não existe um sistema de regulação do ensino superior, uma avaliação que seja anual dos estudantes de medicina. Para quem é formado fora há o Revalida, mas no Brasil só é realizada uma prova teórica a cada 3 anos que é o ENAD, a ultima foi em 2019.
O TCBC Gerson Alves Pereira Júnior informa que a avaliação é parte fundamental do processo de ensino em saúde, mais especificamente em Medicina, no caso.
“Precisamos de parâmetros sobre os níveis de conhecimentos, das habilidades e das atitudes que compõem o que a classificamos de competências médicas; para isso é necessário um sistema de avaliação. Não um sistema de avaliação terminal, que ocorra apenas ao final do curso, pois isso penaliza o acadêmico e não corrige distorções da instituição formadora”.
A ideia é que os estudantes façam um teste de progresso, que acompanhe a evolução pelo menos em três momentos do curso médico. Assim, seriam avaliados no 2º, 4º e 6º ano. E no 6º ano, além da parte teórica, ocorreria a parte prática, igual no Revalida.
Toufic Anbar Neto, também diretor da Faculdade Ceres de Medicina – FACERES, será o moderador em conferência de Pedro Tadao Hamamoto, neurocirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, que irá apresentar o resultado da experiência dos estudantes na área de cirurgia.
O webinar contará com três ilustres debatedores: Frederico Alonso Sabino de Freitas, docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), Rosângela Rocha, professora da Universidade Federal de Uberlândia e Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, professor associado do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá.
Vale ressaltar que a atividade é gratuita com direito a certificado de participação, para se inscrever acesse: www.cbcsp.org.br