Nos dias 14 e 18 de agosto, das 8h às 17h, Bananeiras (PB) receberá atendimento médico e odontológico para crianças e capacitação para profissionais de saúde locais atuarem em UTIs e Enfermarias especializadas no atendimento de pacientes com covid-19. Com uma caravana de 60 voluntários, todos vacinados, e três Unidades Móveis de Saúde, a SAS Brasil percorrerá a rota do Rally dos Sertões passando também pelas cidades de Tibau do Sul (RN), Araripina (PE) e Tamandaré (PE). Com a ação, a expectativa é beneficiar mais de 10 mil pessoas.
Nesta edição, o foco da atuação presencial da organização será na saúde infantil, dermatologia e educação em Saúde. Para crianças, as ações serão focadas nos projetos VerMagia, para atendimento oftalmológico e doação de óculos e no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal. Além disso, também haverá atendimento de casos dermatológicos, para resolução de demandas pré-existentes e triagem de câncer de pele. A SAS Brasil também planeja uma ação de educação em saúde e pesquisa para as mães das crianças atendidas. Ao todo, serão mais de 2.000 crianças triadas para a ação.
A doação dos óculos é patrocinada pela Reserva, marca de roupas masculinas, que doou 1.000 óculos para ações da SAS Brasil ao longo de todo o ano e promoverá ainda uma ação especial com sessão de cinema e entrega de camisetas para as crianças atendidas na cidade da largada. Em Tibau do Sul, para as crianças previamente triadas em uma ação realizada em junho, a entrega dos óculos acontecerá de forma inédita durante a Expedição. Elas receberão os óculos da Sagui, marca de óculos sustentáveis feitos com tubos de pasta de dente e sacolas plásticas. Além disso, os pacientes que tiverem óculos de grau prescritos durante a ação poderão escolher a armação que mais gostar das Óticas Diniz, que serão confeccionados e entregues posteriormente pelos franqueados da maior rede de óticas do país na região.
“Queremos evitar que as crianças retornem para as salas de aula, após tanto tempo em casa devido à pandemia, com os mesmos problemas de vista e odontológicos, uma das principais causas de evasão escolar no país. Precisamos que elas estejam prontas para terem o melhor desempenho possível para recuperar o tempo perdido”, diz a médica Adriana Mallet, uma das fundadoras e CEO da SAS Brasil.
Outro foco da organização social é a capacitação de profissionais de saúde locais, legado importante para as cidades que receberão a Expedição Sertões 2021. Este será o terceiro ciclo da Operação Capacita, força tarefa iniciada em maio para formação de profissionais de saúde para atuação em unidades de saúde referência no atendimento de pacientes graves com covid-19 e que já formou mais de 300 pessoas no Rio Grande do Norte e no Ceará. Serão 50 vagas por cidade, voltadas para técnicos de enfermagem, socorristas, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. As inscrições já estão abertas e sendo divulgadas para cada região.
Para realizar toda a ação, a SAS Brasil conta com uma estrutura itinerante de três Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultórios especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. Dessas, duas estão sendo doadas este ano pela Mercedes-Benz do Brasil com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para o projeto de oito caminhões da saúde que percorrerão todo o país nos próximos três anos. A organização também conta com equipamentos de ponta doados pela Fundação Philips, que, em conjunto com a Philips Brasil, realizou a capacitação (conhecimento e especialização) dos profissionais de saúde sobre essas soluções.
A SAS Brasil também tem o patrocínio da farmacêutica Roche, do AmigoH, eixo social do Hospital Albert Einstein para ações de oncologia, da Faculdade São Leopoldo Mandic, que também realizam ações de voluntariado corporativo e disponibilizam profissionais para atuação durante a Expedição. A EuSaúde, empresa especializada em telemedicina, prestará teleatendimento médico a 25 mil beneficiários do programa continuado de assistência em saúde para famílias carentes, realizado pela SAS Brasil.
Para que toda essa estrutura pudesse percorrer dois mil quilômetros, a SAS Brasil contou com um importante apoio dos pilotos do Sertões Guilherme Benchimol, Helder Sanches, Fernando Rosset, Leandro Torres e Julio Capua que apoiaram o financiamento coletivo da campanha ‘Cada KM Conta’ e receberão o selo de investidor de impacto durante uma entrega simbólica no dia 12 na Vila Sertões. A Mitsubishi Motors também somou esforços à campanha, lançando a “Cada KM Mit Conta”, que transforma quilômetros rodados por proprietários de veículos da marca em doações para a SAS Brasil.
“Apoios como esse são fundamentais para que nossa organização continue trabalhando na missão de transformar o acesso à saúde especializada num país onde mais de 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem médicos especialistas”, comenta Sabine Zink, fundadora e diretora da SAS Brasil.
Em 8 anos de atuação, unindo atendimentos presenciais e remotos, por telemedicina, a SAS Brasil já levou atendimento médico especializado para mais de 300 cidades de 22 estados brasileiros, beneficiando mais de 120 mil pessoas.
Ação iniciada por telessaúde
Antes mesmo de embarcar na caravana presencial, a SAS Brasil disponibilizou telessaúde para todas as cidades da rota do Rally dos Sertões. Com esse movimento prévio, os municípios de Tibau do Sul (RN), Araripina(PE), Xique-Xique (BA), São Raimundo Nonato (PI), Bananeiras (PB) e Tamandaré (PE) passaram a ter à disposição teleatendimentos em 30 especialidades médicas e de saúde.
Com um modelo de atuação batizado de Saúde 1.5 e integrado ao SUS, a SAS Brasil atua no espaço entre atenção primária e secundária. Dessa forma, unindo o melhor do modelo phygital, a instituição de saúde impacta diretamente as filas de espera e demandas reprimidas para atendimentos especializados em cada município, oferecendo o melhor do atendimento presencial e remoto.
Sertões 2021
A 29ª edição do Sertões acontece de 13 a 22/08. O roteiro é uma exaltação ao Nordeste. Uma prova 100% sertão. Dos nove estados nordestinos, o rally vai passar por sete: RN, PB, PE, PI, BA, AL, CE. Três tesouros nacionais serão promovidos: o entorno do Rio São Francisco, ou velho Chico; a Serra da Capivara (PI), patrimônio mundial da Unesco; e um terceiro tesouro baiano a ser revelado. Serão 3.615km de percurso, dos quais 2.202km de trechos cronometrados (60%).
A largada e a chegada serão inéditas em praias paradisíacas. Na Pipa, município de Tibau do Sul (RN), em comemoração aos 520 anos do estado potiguar; e a chegada na Praia dos Carneiros – Tamandaré (PE). A edição 2021 também conta com a volta das Expedições Turismo, para quem quer se divertir, sem competir.
Acesse a programação completa em sasbrasil.org.br.