Uberlândia (MG) ultrapassou na terça-feira, feriado de 7 de setembro, a marca de 700 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, somando-se primeira, segunda e dose única. A estrutura organizada pela Prefeitura de Uberlândia tem possibilitado que a cidade se mantenha com o máximo de eficiência na administração da vacina, alcançando a aplicação de 94,27% das doses recebidas.
O empenho para atender a população, conforme as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), coloca Uberlândia à frente da capital Belo Horizonte (87,45%) e de cidades como Contagem (86,48%) e Uberaba (90,24%). Os dados são foram apurados até as 9h30 desta terça junto aos vacinômetros municipais e estadual.
Nesta semana, a Prefeitura pretende concluir o esquema vacinal de 35 mil pessoas. Até sexta-feira (10), estão sendo convocadas as pessoas que receberam a primeira dose da Pfizer de 23 a 29 de junho e a primeira dose do imunizante Astrazeneca entre os dias 10 e 20 de junho.
Consulta ao cadastro e agendamento
A vacinação em Uberlândia acontece por meio de um cadastro no Portal da Prefeitura . Basta acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus” no botão “Cadastro para Vacinação “. Além disso, o cadastrado passa a contar com a Carteira Virtual de Vacinação- uma ferramenta que permite ao cidadão acessar a qualquer momento as informações a respeito da sua imunização contra a Covid-19, como data da aplicação, lote da vacina e de qual laboratório é a dose recebida. É possível ainda fazer download do documento, imprimir ou consultar via QRcode.
Para aquele que já está cadastrado, o Portal da Prefeitura oferece a função “Consultar Agendamento” . É preciso digitar o CPF e a data de nascimento de quem foi cadastrado para ter acesso a informações como o agendamento, além da data, hora e local da aplicação. Mesmo com esta opção, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS) e por e-mail, caso tenha preenchido o dado no momento do cadastro.
Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que tiveram o agendamento confirmado. Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação, por isso a Prefeitura de Uberlândia ressalta a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendados para evitar a formação de filas.
O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, acesse o Portal da Prefeitura. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.