Longevidade com qualidade de vida começa na infância e pela boca

Particularidades da alimentação na adolescência, Necessidades nutricionais de crianças e adolescentes saudáveis, Aleitamento materno, Psicologia da alimentação, Distúrbios de crescimento e Distúrbios metabólicos hereditários são alguns exemplos dos capítulos que integram “Nutrologia Pediátrica”, lançamento da Manole que está na segunda edição, revisada e ampliada. Temas comuns quando o assunto é a nutrição de adultos – como alergias alimentares, intolerância à lactose e doença celíaca – também são abordados com foco na faixa etária até os 18 anos.

São 61 capítulos, cada qual discutindo um aspecto da Nutrologia considerando este público. O livro foi elaborado a partir das dificuldades práticas enfrentadas pelo médico nutrólogo no exercício da profissão e oferece orientações fundamentais para o procedimento nos casos clínicos, com informações  baseadas em evidências para a conduta ambulatorial e hospitalar dos profissionais da área.

A ideia dos autores é colaborar para a prevenção e o tratamento das doenças nutrológicas dos pequenos e, consequentemente, para a redução das taxas de internação hospitalar e de morbidades pediátricas, favorecendo a entrada na vida adulta de forma saudável.

A importância do livro coincide com a importância desta ciência médica cujo objetivo é prevenir doenças, além de auxiliar e potencializar o manejo de inúmeras enfermidades.

Autores

Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com residência médica em Pediatria junto ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) da FMRP-USP. É mestre e doutor em Pediatria pela USP, com título de especialista em Pediatria e em Nutrologia e certificado na Área de Atuação em Nutrologia Pediátrica. Fez estágio em Nutrição Infantil no Hospital São João – Universidade do Porto, Portugal. É diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), pesquisador líder do Centro de Investigação em Nutrologia e Saúde – Cinus (CNPq-UFSCar), membro do Conselho Científico do International Life Sciences Institute (Ilsi), Brasil, membro do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), da American Society for Nutrition e fellow da The Obesity Society. Também é ex-presidente da The Obesity Society Latin America Affairs, membro titular da Academia Latino-americana de Nutrologia e do Conselho Editorial do International Journal of Nutrology. É pós-doutorando do Departamento de Clínica Médica da Área de Nutrologia da FMRP-USP e é professor Adjunto do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Elza Daniel de Mello é médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com residência médica em Pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Porto Alegre (IPA) e possui título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). É certificada na Área de Atuação em Nutrologia Pediátrica e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e é mestre e doutora em Pediatria pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) da UFRGS, além de professora titular do Departamento de Pediatria e do PPGSCA da UFRGS e membro do Departamento Científico de Nutrologia da SBP.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.