A pandemia afastou muitas pessoas dos consultórios médicos, mas, muito além da prevenção e do autocuidado, o Arena de Ideias desta quinta-feira (14), cujo tema foi “Outubro Rosa: vamos falar da saúde da mulher?“, abordou a necessidade de inclusão, acolhimento e respeito às sobreviventes de câncer no ambiente de trabalho e na sociedade, como um todo.
Para a consultora global de Comunicação e Relacionamento da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, Giovanna Jardim, que comemora oito anos de vitória contra um câncer de mama, é importante para a mulher que decide continuar trabalhando mesmo após o diagnóstico, por necessidade ou não, sentir-se amparada.
“A gente fala muito sobre ESG e, nesse sentido, a primeira coisa a ser observada é ter um bom ambiente de trabalho. A empresa tem que estar pronta para acolher e apoiar a mulher quando ela está se tratando. Muitas delas falam que não querem abandonar o trabalho, mas a rotina de quimioterapia e cirurgia vai gerar interrupções e um momento emocional complicado”, disse.
Em seu depoimento, a profissional destacou a necessidade de reintegração dessa mulher ao mercado de trabalho, com respeito e acolhimento. “Eu tive um momento de dúvida: será que devo ser absolutamente sincera? Se eu for sincera, será que eu vou expor essa minha vulnerabilidade? Vou criar a sensação de que posso ter a doença recidiva e não ser ‘forte’ o bastante para continuar o meu trabalho? Por outro lado, qual a minha obrigação de transparência com quem está me abrindo as portas, novamente, ao mercado de trabalho? A minha recomendação é que as pessoas sejam sempre muito transparentes, pois é uma via de mão dupla. Vai fazer bem a você e à empresa”, relatou.
Quem também compartilhou sua história foi a coordenadora de Comunicação Organizacional da Oficina Consultoria, Lilian Saldanha, que sobreviveu a um câncer do endométrio, tipo raro da doença em mulheres em período fértil. Ela contou que ainda existe um preconceito contra mulheres que têm câncer e retomam ao trabalho e reforçou que é dever dos líderes contribuir para esse debate e promover a inclusão. “Esse deve ser um assunto permanente dentro das empresas. A formação de um ambiente de acolhimento e conversa deve ser incentivado. As empresas precisam estar muito preparadas para acolher essas mulheres e esses homens no retorno ao trabalho”, comentou.
Além disso, Saldanha também ressaltou a função social desempenhada pelas corporações. “A partir do momento em que a empresa tem como propósito esse olhar feminino, esse comprometimento e olhar diferenciado para o funcionário, ela tem que extrapolar as paredes da organização e ampliar essa discussão, levando o debate para a sociedade. Além disso, é fundamental apoiar causas que acolham mulheres em tratamento contra o câncer. Essas atitudes fazem com que as organizações cumpram seu papel como agentes sociais.”
Prevenção
Números do Ministério da Saúde apontam que o câncer de mama alcançou mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado. Apesar de registrar grande volume de mortes, a enfermidade tem altas chances de cura quando detectada precocemente.
A necessidade de buscar acompanhamento médico e de se falar mais sobre a doença, não somente em um período específico, como o Outubro Rosa, também foi outro ponto levantando durante o webinar. “A vida toda eu pensei assim: se eu vou ao médico, estou bem assistida. O olhar é de estar me prevenindo para alguma coisa e não o de estar tentando achar alguma coisa. A prevenção e a importância do cuidado têm que vir de casa. Mas a gente tem que falar sobre isso em vários ambientes, não só dentro de casa. Esse tema deveria ser debatido na escola, no trabalho e em outros círculos sociais”, elencou Lilian Saldanha.
Buscar mais de uma opinião médica sobre o diagnóstico, inclusive, foi um argumento defendido por Giovanna Jardim. “A principal arma que a gente tem é a informação para saber que o preventivo salva vidas.”
Onde assistir
O Arena de Ideias é o webinar semanal, aberto ao público, promovido pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento que traz nomes de relevância no mercado para debater assuntos em pauta na sociedade brasileira. Transmitido ao vivo, está disponível no YouTube, Spotify e Linkedin.