No mês da conscientização sobre Paralisia Cerebral, conheça a importância da nutrição e alimentação

Estudos apontam que 17 milhões de pessoas no mundo vivem com paralisia cerebral. No Brasil, esse número é de 460 mil, sendo que 272 mil são adultos. O mês de outubro foi escolhido para a conscientização sobre a paralisia cerebral, sendo dia 6 de outubro a data mundial de conscientização e dia 20 de outubro a data nacional que marca a luta em defesa da inclusão e cuidado para pessoas com PC.

A Nestlé Health Science (NHS), divisão de saúde e ciência nutricional da Nestlé possui um amplo portfólio de produtos de saúde ao consumidor, entre eles soluções inovadoras que auxiliam na nutrição adequada e que podem minimizar intercorrências alimentares de pacientes com Paralisia Cerebral em faixas etárias distintas.

A área de Medical Nutrition, dentro de NHS, é a responsável por desenvolver produtos especializados para ajudar a atender as necessidades nutricionais de pessoas que necessitam de um suporte maior, como pacientes com paralisia cerebral.

“Entendemos que pessoas com PC precisam de produtos específicos que melhoram a saúde e proporcionam bem-estar. A paralisia cerebral pode acarretar em intercorrências como, por exemplo, constipação, disfagia e desnutrição. Portanto, é importante conscientizar familiares e cuidadores sobre como uma alimentação diferenciada pode minimizar essas adversidades e trazer maior qualidade de vida para o portador de paralisia cerebral”, comenta Mariana Lemos Kneubuhler, nutricionista e gerente de Marketing de Nestlé Health Science.

O Brasil possui diversos atletas e esportistas com paralisia cerebral que representam o país em diferentes competições. É o caso da Veronica Hipolito, velocista da categoria T37 e uma das maiores medalhistas do Brasil, que defende a importância da nutrição e alimentação adequada. “A nutrição é a base de tudo. Se você tem uma boa nutrição, você tem um bom sistema imunológico e qualidade de vida. Independente de ser atleta ou não. Eu, por exemplo, tive dificuldade de deglutição, por isso precisei utilizar alguns produtos e ainda utilizo para conseguir ter uma melhor nutrição”, comenta a atleta.

A paralisia cerebral é uma deficiência caracterizada por alterações neurológicas e possui diferentes níveis e graus de comprometimento do sistema motor e cognitivo.

“Vale ressaltar que é preciso tomar cuidado para não tratar pessoas com paralisia cerebral como se fossem crianças pelo resto da vida, pois cada fase necessita de um acompanhamento adequado. Por isso, a Nestlé Health Science possui um portfólio diferenciado para auxiliar na alimentação e nutrição de pacientes adultos e pediátricos”, finaliza Mariana.

Nutrição é um dos pilares conceituais da Nestlé. Além de produtos que auxiliam pacientes com paralisia cerebral, a Nestlé Health Science possui também uma linha de produtos que ajudam pacientes diversos, como oncológicos, por exemplo. O portfólio completo pode ser acessado em www.nestlehealthscience.com.br.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.