O Instituto Opy participou, na sexta-feira (22), como parceiro do Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNT’s 2021, realizado pelo Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil. Além do Instituto, outras entidades como Roche e Sanofi também participaram como apoiadores da premiação.
O evento, em sua 9ª edição, é voltado para organizações da sociedade civil que trabalham na prevenção, promoção e tratamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, neoplasias, obesidade, diabetes, hipertensão entre outras e traz o tema ‘Organizar e Avançar em Prevenção e Cuidados de Qualidades para DCNTs Nunca Foi Tão Urgente!’.
Os projetos de pesquisa vencedores foram, em primeiro lugar, o Projeto Kids (Crianças e Diabetes nas Escolas), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, liderado pela Dra. Denise Machado Mourão, e em segundo lugar o AppOnco (Auxiliar no Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil), do Instituto Federal do Ceará (campus Aracati), em parceria com a Associação Peter Pan, liderado pela Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres.
Para a diretora-presidente do Instituto Opy de Saúde, Flavia Antunes, que anunciou o vencedor em segundo lugar, “o Fórum cumpre um papel fundamental de identificar as melhores e mais inovadoras ideias no enfrentamento às DCNT’s, fomentando assim a colaboração entre os diversos atores do setor e reforçando a importância da sociedade civil como pólo intelectual de projetos baseados em evidências e necessidades da população vulnerável.”