A Faculdade Santa Marcelina promove entre os dias 18 e 19 de novembro o XII Encontro de Nutrição, que nesta edição terá como tema “Cuida (dor): quando a dor é também de quem cuida. Como lidar?”. Em formato totalmente online, gratuito e aberto para todos os públicos, o evento contará com especialistas em saúde que vão abordar como os enfermos e, em especial, seus cuidadores precisam de atenção redobrada para lidarem com as adversidades ao longo do tratamento que vão desde saúde mental, nutrição, cuidados paliativos e também no processo de luto.
Doutores e mestres em saúde pública marcam presença nos painéis “A Finitude no olhar do cuidador”, “Suporte ao cuidador: uma proposta de ação”, “Poesia e envelhecimento: a Literatura como facilitadora nos cuidados com os idosos”, “Contação de história: lendo com o luto”, “Percepção dos cuidadores e familiares sobre Terapia Ocupacional em cuidados paliativos” e “Quando o processo de cuidar pode adoecer?”. As inscrições podem ser feitas pelo site: conteudo.facsp.santamarcelina.edu.br/xii-encontro-de-nutricao-faculdade-santa-marcelina-2021
Programação:
Quinta, 18/11 – 18h às 21h30
A Finitude no olhar do cuidador
Enfermeira Ms. Argelda Maria Cortes Guimarães: Mestre em enfermagem especialista em planejamento, implementação e gestão da educação a distância, especialista em cuidados paliativos, formação em Tanotalogia.
Suporte ao cuidador: uma proposta de ação
Assistente social especializado Fabiano Macedo da Silva: 1o Tenente da Força Aérea Brasileira, analista comportamental, especialista em saúde pública, gestão de pessoas, gestão em saúde mental e em psicopedagogia Cínica, Institucional e Docência.
Poesia e envelhecimento: a Literatura como facilitadora nos cuidados com os idosos
Psicóloga especializada Jeane Silva: Especializada em Gerontologia, Políticas Públicas e Projetos Sociais. Atua na Assistência Social em Núcleo de Convivência de Idosos, Produtora e organizadora de livros e poesias, coordenadora do projeto Continuar com público 60+.
Sexta, 19/11 – 8h às 12h
Contação de história: lendo com o luto
Contador de histórias e pedagogo Marcos Aragão: Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual e Municipal de São Paulo.
Percepção dos cuidadores e familiares sobre Terapia Ocupacional em cuidados paliativos
Nutricionista Ms. Fabíola de Lima Militão Mestre em ensino das ciências da saúde, Especialista em Fisioterapia e em Nutrição e Saúde na Pobreza. Atuou como nutricionista da equipe multidisciplinar de atenção domiciliar da APS Santa Marcelina.
Quando o processo de cuidar pode adoecer?
Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Atua como psicóloga e psicopedagoga na Faculdade Santa Marcelina nos atendimentos aos alunos e em consultório particular.