O Instituto Sociocultural do Hospital de Amor de Barretos (SP) completa 13 anos. Pioneiro na forma de integrar pacientes, familiares, colaboradores e comunidade local, a entidade é o braço direito do Hospital de Amor de Barretos, com a missão de atender e integrar de forma pioneira pacientes, familiares, acompanhantes, colaboradores e comunidade local. Somente neste ano, mais de 130 mil pessoas foram beneficiadas pelo serviço do Instituto. A ideia, agora, é arrecadar fundos para que sua atuação seja expandida para outras unidades do hospital fora do estado de São Paulo.
O Hospital do Amor de Barretos é referência na América Latina no tratamento de câncer no Brasil. Atualmente, conta com unidades em 13 estados e cerca de 5,3 mil colaboradores e 380 médicos no quadro operacional. Já o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor de Barretos traduz os pilares “cultura”, “humanização” e “saúde” em iniciativas como os Palhaços da Alegria, Biblioteca Ambulante, Coral Acordes Vocais, o Programa Fábrica de Sonhos – exibido pela REDEVIDA e disponível no YouTube – e a peça teatral Arte para a Vida.
Os projetos do Instituto recebem doações e recursos oriundos de patrocínio via Lei de Incentivo – Lei Rouanet. Segundo Leila Miranda, coordenadora de Projetos do Instituto, os trabalhos agora estão concentrados na expansão dessas ações nas demais unidades. Para isso, o próximo passo será criar várias vertentes dentro de outras leis de incentivo para integrar projetos e ampliar o alcance de todas as ações culturais e sociais.
“A humanização dos processos é fundamental em todos os aspectos que envolvem a doença. Isso abrange prevenção, tratamento, cura e cuidados paliativos”, destaca Leila Miranda. A coordenadora do Instituto também destaca o diferencial da entidade em agregar às ações toda a rede de apoio de cada paciente, sejam familiares, cuidadores, especialistas da área da saúde ou mesmo as pessoas que moram nas proximidades do hospital e acolhem muitos pacientes e familiares que não têm condição de arcar com hospedagem, por exemplo.
“Com essa integração de cultura, sociedade e ciência, conseguimos transformar a vida das pessoas de diversas maneiras”, destaca.
Como apoiar o Instituto?
Pessoas físicas e jurídicas podem realizar a doação do imposto de renda ou verba direta. Na modalidade de doação do IR, pessoas que declaram pelo formulário completo podem doar até 6% deste imposto. Para as empresas que apuram o imposto de renda pelo Lucro Real é possível doar até 4%. No ato da declaração do IR, basta lançar o valor doado em “Doações/Incentivo à Cultura”. No portal do Instituto há o passo a passo de como realizar essa operação.