A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde), patrocinadora institucional da Hospitalar 2025, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, prepara uma programação especial e intensa para os quatro dias da feira, combinando a tradicional Jornada Regulatória (Mezanino 203 B) com o espaço Diálogos, no estande H32.
Com foco em temas cruciais para o setor de dispositivos médicos, os espaços serão palco de debates e apresentações que abordam desde mudanças regulatórias até os impactos de novas tecnologias na indústria da saúde, com a participação de autoridades regulatórias, especialistas e convidados internacionais.
“O trabalho que nós levamos para a Hospitalar reflete o foco da entidade, que é olhar a saúde com uma perspectiva de futuro – os desafios, os problemas e as questões que impedem um avanço mais rápido”, explica Fernando Silveira Filho, presidente executivo da ABIMED.
Enquanto a Jornada Regulatória trata especificamente de discussões – tanto locais como globais – que afetam a questão normativa, o espaço “Diálogos” amplia o debate para os demais assuntos que também impactam o setor.
Nesta edição, a entidade organizou os temas em quatro categorias, distribuídas ao longo dos dias 20 a 23 de maio. Confira abaixo:
Dia de Legal e Compliance
No dia 20 de maio, durante a Jornada Regulatória, o foco será em normas e processos, com painéis sobre perspectivas regulatórias para 2025, os resultados mais recentes da área técnica da Anvisa (GGTPS) e temas emergentes, como o uso de Evidências de Mundo Real no contexto da regulação sanitária e os impactos da RDC 848/2024 na convergência regulatória.
No espaço Diálogos, a agenda paralela abordará tendências futuras do setor, o lançamento da cartilha ABIMED | SPLAW sobre a nova Lei de Licitações, debates sobre o Sunshine Act e o PL 7990/17, além de discussões sobre a importância da economia circular para os dispositivos médicos.
“O setor de saúde é um dos mais regulados do país. O nosso, de dispositivos e equipamentos médicos, é um dos mais regulados da área, porque são várias agências e impactos diferentes que temos de estar atentos”, afirma Filho, enfatizando a importância dos temas.
Dia da Indústria
O segundo dia estará centrado no complexo econômico e industrial da saúde, trazendo à tona, durante a Jornada Regulatória, debates como a reclassificação de risco dos produtos IVD (diagnóstico in vitro), o impacto das regulamentações europeias MDR e IVDR no setor brasileiro, a inclusão de tecnologias e mecanismos regulatórios na RDC 657/2022 (SaMD) e um panorama do segmento de dispositivos médicos coreano – considerado um dos destaques da programação.
“Convidamos os profissionais da Coreia para trazer um pouco da perspectiva de um mercado asiático importante e de altíssima tecnologia. É uma contribuição que trazemos para o setor, porque a indústria deles está sempre na próxima etapa de evolução tecnológica e inovação. É uma visão bem diferente do Ocidente e, ao mesmo tempo, uma experiência que serve para todo mundo”, enfatiza o presidente executivo.
Já nos Diálogos ABIMED, o debate será ampliado para uma avaliação de tecnologias aplicadas a dispositivos médicos, como MCDA e RWE, os desafios e oportunidades da COP30 para o setor, as oportunidades da política industrial brasileira e os próximos passos da reforma tributária.
Dia de Tecnologia e inovação
O dia 22 de maio será dedicado aos avanços da indústria de saúde, com destaque, na Jornada Regulatória, para os resultados do piloto UDI (Identificação Única de Dispositivo), análise do programa de certificação da Anatel, revisão dos 25 anos da Tecnovigilância e um balanço da harmonização regulatória entre Anvisa, Inmetro e Anatel.
No estande H32, os participantes mergulharão nas aplicações de IA na saúde, nas barreiras de acesso à revolução digital e nas tecnologias assistivas e de reabilitação no Brasil. Uma das principais iniciativas será um pitch com startups.
“Nós vamos fazer uma sessão de interação entre a indústria e startups dentro da área de saúde, porque é importante fazer esse tipo de aproximação. O impacto que as startups têm na questão relativa à software de dispositivos médicos ou aplicativos voltados à saúde podem, de alguma maneira, impactar o setor de maneira muito positiva”, ressalta Filho.
Dia ESG (Ambiental, Social e Governança)
Por fim, no dia 23 de maio, a pauta durante a Jornada Regulatória, será voltada às boas práticas, com painéis sobre ablação por campo pulsado (PFA), atualizações na norma global ISO/CD 18969:2025 e análises sobre os principais motivos de indeferimentos regulatórios.
O espaço Diálogos dará visibilidade às iniciativas ESG de gigantes do setor, como GE Healthcare e Siemens Healthineers, e às discussões sobre os desafios climáticos que impactam à área da saúde.
A presença da ABIMED na Hospitalar 2025 reafirma seu papel como articuladora de conhecimento e inovação para o setor, oferecendo conteúdos estratégicos que dialogam diretamente com os rumos futuros da saúde no Brasil e no mundo.
“Os nossos estandes são pontos de atração dentro da feira. Eles procuram ser ambientes acolhedores para as pessoas se encontrarem, conversarem e estabelecerem relacionamentos. São todos muito bem-vindos. Esperamos que participem e aproveitem ao máximo essa Hospitalar 2025, que promete bastante”, celebra o presidente executivo.
ABIMED impulsiona debates sobre o futuro dos dispositivos médicos no Brasil
Ao longo dos quatro dias de evento, a associação reunirá algumas das principais autoridades do setor, promovendo debates sobre regulamentação, tendências e desafios da indústria de dispositivos médicos em dois espaços exclusivos
A Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED) terá participação ativa na Hospitalar 2025, maior feira de negócios em saúde da América Latina, que acontece de 20 a 23 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo. Patrocinadora institucional do evento, a entidade marcará presença com uma programação robusta e estratégica composta por 40 painéis, divididos entre dois espaços exclusivos: a Jornada Regulatória ABIMED, com 22 painéis no Mezanino, e o Diálogos ABIMED, com 18 painéis no estande da Associação.
Com atividades em dois espaços distintos — a Jornada Regulatória ABIMED, no Mezanino, e o Diálogos ABIMED, em seu estande —, a Associação reunirá dirigentes do Ministério da Saúde, ANVISA, INMETRO, ANATEL, especialistas de referência e representantes da indústria, reforçando seu papel como articuladora de avanços regulatórios e de inovação no país.
Entre os principais destaques da Jornada Regulatória ABIMED na Hospitalar 2025, está a análise da RDC nº 830/23, que trata da reclassificação de risco dos produtos IVD, tema de grande impacto para o setor de diagnóstico in vitro no Brasil. Outro painel central será a discussão sobre a construção normativa na ANVISA, com foco em inteligência regulatória, análise de impacto, regulação ágil e participação social, pilares fundamentais para uma atuação regulatória moderna e responsiva.
A programação também contará com uma valiosa troca internacional com a apresentação do panorama do setor de dispositivos médicos na Coreia do Sul, explorando sua experiência em convergência regulatória global. Além disso, será debatido o impacto da RDC 848/2024, no âmbito da harmonização normativa, destacando os desafios e oportunidades que ela traz para a inovação no país.
Outros destaques incluem a apresentação dos resultados da GGTPS referentes a 2024, com perspectivas para a agenda regulatória 2025-2026, programa Reliance e revisão da RDC de Software as medical device (SaMD); e um painel sobre a sinergia entre ANVISA, INMETRO e ANATEL, com foco nos desafios e avanços na harmonização dos RACs para dispositivos médicos. A programação se encerra com a apresentação dos principais motivos de indeferimento/exigências técnicas de peticionamentos de registro inicial e de alteração, assim como orientações gerais e questionamentos/dúvidas do setor regulado.
No espaço do Diálogos ABIMED, a Associação lançará a Cartilha ABIMED|SPLAW sobre a Nova Lei de Licitações, além de debater o Sunshine Act e o PL 7990/17, reforçando a importância da ética e da transparência no relacionamento do setor com os profissionais de saúde. Outro tema em evidência será o papel da Economia Circular na indústria de dispositivos médicos, discutindo práticas sustentáveis e seus impactos no ciclo de vida dos produtos. Ainda no âmbito da inovação, especialistas debaterão a aplicação da Inteligência Artificial na saúde, seus riscos e benefícios, e as perspectivas de regulamentação.
Segundo Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da ABIMED, a programação da Hospitalar 2025 foi pensada para refletir os eixos estratégicos da Associação — Sustentabilidade do Sistema e Ambiente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Educação, Ética e Transparência e ESG — integrados sob a ótica da educação contínua como elemento transversal. “Queremos proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos que contribua efetivamente para o fortalecimento da saúde no Brasil, impulsionando a inovação com responsabilidade e eficácia regulatória”, afirma o executivo.
A programação completa da ABIMED na Hospitalar 2025 pode ser consultada no site da Associação: Link