No mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA) irá promover, no dia 19 de abril, às 19h, a palestra ‘Compreendendo o autismo – o cérebro humano e suas diferenças’. O bate-papo será transmitido gratuitamente no YouTube da ABRAPRAXIA e da ComunicaTEA, parceira do evento. As inscrições serão realizadas no site da Associação: apraxiabrasil.org/cursos.
A ação contará com a palestra gravada, com tradução simultânea, da fonoaudióloga pediátrica americana Cari Eber, especializada em autismo e apraxia de fala na infância (AFI). Em seguida, estarão presentes no debate: Renata Bonotto, mestre em Linguística Aplicada, doutora na área de Comunicação Alternativa e Tecnologia, e uma das fundadoras do ComunicaTEA; Elisabete Giusti, fonoaudióloga, referência em apraxia da fala na infância e conselheira técnica da ABRAPRAXIA; e Fernanda Santana, autista e ativista pelo Movimento da Neurodiversidade.
Transtorno do Espectro Autista e Apraxia de Fala na Infância
A apraxia de fala na infância é um transtorno que acomete a aprendizagem dos sons da fala, e é considerada uma disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala – pois o cérebro não envia os comandos adequados para os articuladores, dificultando a produção das palavras. O distúrbio pode ocorrer como manifestação primária ou associada a outros transtornos do neurodesenvolvimento, como é o caso do Transtorno do Espectro Autista. De acordo com pesquisadores do Journal of Pediatrics Developmental & Behavioral, 63,6% das crianças diagnosticadas, inicialmente, com autismo também tinham apraxia.
Compreendendo o autismo – o cérebro humano e suas diferenças
Local: YouTube ABRAPRAXIA e ComunicaTEA
Inscrições: apraxiabrasil.org/cursos
Gratuito