Saúde tornou-se a principal preocupação dos brasileiros nos últimos anos, sobretudo pelo impacto da pandemia do novo Coronavírus. Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 62% dos brasileiros informaram que saúde ocupa a primeira posição na lista de preocupações, passando à frente das questões financeiras, trabalho e lazer.
No entanto, no mesmo período devido à crise econômica, mais de 40% dos brasileiros perderam parte da renda familiar, segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o que estimou a procura por novas formas para o pagamento de procedimentos médicos para evitar os altos custos com os convênios particulares. Estima-se que menos de um terço da população tem plano de saúde, segundo PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Visando atender esta parcela da população e os desbancarizados (mais de 34 milhões de pessoas), a Lendico, fintech de empréstimos pessoais online, criou o Boleto Parcelado Lendico (BPL), que possibilita o parcelamento das compras de diversos produtos e serviços em até 24 parcelas, sem o uso de cartão de crédito, com mais rapidez para aprovação de crédito e taxas personalizadas.
A modalidade já está disponível também em clínicas particulares, como a Flip Saúde, e, em um ano desde o lançamento, já recebeu mais de 30 milhões de solicitações e mais de R$ 50 milhões em pedidos de crédito.