Luzes, lentes e ação: quais são as características essenciais de um bom fotóforo?

Os fotóforos, também chamados de lanternas de cabeça ou luz frontal, são aparelhos destinados a iluminação local de curta ou media duração e servem de apoio ao diagnóstico de um exame diagnóstico, intervenção terapêutica ou cirúrgica. Podem ter fixados neles lupas binoculares ou ainda serem usados sozinhos em cintas de cabeça apropriadas ou em armações de óculos. O instrumento deve ser utilizados por profissionais da área da saúde e em ambiente adequado.

Na escolha de um bom aparelho deve-se levar em consideração que o mesmo auxilie, mas não influencie na decisão do profissional, que deve se atentar a algumas características importantes:

Temperatura de cor – A cor da luz emitida pela fonte de iluminação não deve interferir na cor natural do campo observado, de forma a dar confiança e precisão no uso ou diagnóstico. Existe uma concentração de aparelhos no mercado que apresentam uma elevada temperatura de cor, deixando o campo de trabalho com coloração distorcida.

Iluminação homogênea – Não deve existir diferença na concentração de luz entre o centro e a borda do campo iluminado. Assim, evita-se áreas com forte reflexo que pode causar desconforto ao usuário.

Longa vida útil – Durabilidade é essencial para este tipo de aparelho. A tecnologia LED garante milhares de horas de uso com boa segurança, além de ter deixado estes aparelhos mais leves no decorrer de sua evolução.

Controle de temperatura – A alta temperatura pode acelerar o processo de desgaste e alterar as características do aparelho, bem como significar que pode estar havendo um desperdício de energia e, consequentemente, baixa eficiência. Alguns fabricantes usam a alta potência dos seus aparelhos como um fator positivo, quando na verdade estão apenas gerando calor e diminuindo sua vida útil.

Os fotóforos ML4 e o MicroLight2 da HEINE são exemplos de aparelhos que reúnem todas essas características, além de permitirem adaptações às diversas lupas binoculares da marca. Oferecem como opcional ligação direta na tomada através de transformador, opção de uso com poderosa bateria de lítio que permite até 8,5 horas de funcionamento quando completamente carregada, com 90.000 e 55.000 lux de intensidade luminosa, respectivamente.

O modelo ML4 oferece ainda a opção de bateria na própria cinta de cabeça. Ambos contam com a iluminação LED HQ HEINE de luz homogênea, que garante alta fidelidade de cores, 50.000 horas de vida útil, controle de brilho e térmico. Os fotóforos da HEINE se diferenciam no mercado por sua alta qualidade e garantia alemã.

Com mais de 70 anos de história, a HEINE tem mais de 120 representantes espalhados pelo mundo, sendo classificada como uma das principais fabricantes globais de instrumentos diagnósticos. No Brasil, a marca é representada pela EFE, com 36 anos de expertise no mercado, ampla rede de revendedores e assistência técnica nacional. Além disso, a empresa está sempre presente nas melhores clínicas e hospitais do país e nas maiores feiras e congressos do setor.

Tel: (81) 4009-9900

E-mail: vendas@efe.com.br

Site: www.efe.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.