O Whitebook, aplicativo criado em 2015 pela PEBMED, marca adquirida pela Afya em 2020, é atualmente a plataforma de conhecimento médico de maior representatividade no Brasil. Em 2021, foram registradas 62,1 milhões de sessões no aplicativo com consumo de conteúdo. Cerca de 60% destas sessões representaram impactos positivos em atendimento ao paciente, representando aproximadamente 37 milhões de pessoas. Em 2020, o montante havia sido de pouco mais de 30,5 milhões de pacientes. Isso significa um incremento de 22% no número de pessoas impactadas entre 2020 e 2021, o que representa aproximadamente 16,9% da população brasileira.
O Whitebook é utilizado por aproximadamente 200 mil médicos e estudantes de medicina. Ajuda profissionais de saúde e alunos a tomar decisões clínicas mais rápidas e precisas. A plataforma oferece calculadora médica, ferramentas e conteúdos atualizados, incluindo prescrições, condutas, scores clínicos, protocolos e exames laboratoriais em diversas especialidades.
A assertividade do aplicativo se deve à sua funcionalidade e utilidade no dia a dia do médico, já que reúne em um só lugar uma série de conteúdos que auxiliam o profissional em sua conduta médica e facilitam o seu dia a dia no consultório e no plantão. “O Whitebook é uma ferramenta fundamental na dinâmica de assistência à saúde. Os números demonstram a importância das informações técnicas no momento do atendimento, gerando benefícios aos profissionais de saúde, estudantes de medicina e pacientes”, explica Bruno Lagoeiro, médico, fundador da PEBMED e diretor na VP de Serviços Digitais da Afya.