Arte Despertar cria movimento para contribuir com acolhimento de profissionais da saúde e pacientes

A Arte Despertar (AD) entende que, neste momento, é essencial cuidar de quem cuida, oferecendo apoio aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente desta pandemia, e aos pacientes e acompanhantes que continuam hospitalizados.

Foi diante desse contexto que criou o Movimento Acolher, que busca amenizar os sentimentos de estresse e ansiedade apoiando o fortalecimento emocional e a valorização dos vínculos afetivos a partir da realização de ações com profissionais da saúde, pacientes, acompanhantes e toda a sociedade.

O Movimento é composto atualmente por duas iniciativas. A primeira consiste em disponibilizar para os hospitais parceiros e, também nas mídias sociais, o acesso gratuito a vídeos e podcasts com narração de histórias e música. Os conteúdos são produzidos pelos arte-educadores da organização, que atuam em hospitais públicos e filantrópicos da cidade de São Paulo, por meio do projeto Promovendo Cultura nos Hospitais (Lei de Incentivo à Cultura).

A segunda iniciativa é focada em trabalhar questões emocionais dos profissionais da saúde. A Arte Despertar e a Tamboro disponibilizam o acesso gratuito à uma trilha de autocuidado que faz parte da plataforma Sou Saúde – solução online para os profissionais da saúde. A ideia é contribuir para o fortalecimento socioemocional desses profissionais para lidarem com as situações a que estão expostos diariamente.

Essa trilha foi desenvolvida especialmente para eles trocarem experiências que vão ao encontro de seus anseios neste momento de pandemia. “Os profissionais precisam se fortalecer pessoalmente para dar conta desse grande desafio profissional. Foi com essa intenção que criamos uma trilha de suporte e acolhimento emocional”, comenta Maíra Pimentel, cofundadora e diretora de projetos da Tamboro.

Para Rosana Junqueira Morales, diretora executiva da Arte Despertar, este é um momento muito difícil, em que a área da saúde está sobrecarregada e os profissionais encontram-se no limite. “Os níveis de estresse estão ainda mais altos. Diante desse contexto, entendemos que o nosso trabalho se torna ainda mais importante e necessário. Impossibilitados de estar fisicamente no ambiente de saúde, desenvolvemos estratégias para continuar nosso trabalho a distância, proporcionando acolhimento socioemocional para profissionais e pacientes”.

Uma série de hospitais parceiros já fazem parte do Movimento. Caso haja interesse em fazer parte da iniciativa e oferecer gratuitamente os vídeos e o acesso à trilha para os profissionais da saúde, basta entrar em contato pelo e-mail: artedespertar@artedespertar.org.br.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.