Artigo – 10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

É chegado setembro, mês dedicado às discussões sobre prevenção do suicídio por ocasião do chamado “Setembro  Amarelo”. O suicídio é, sem dúvida, um problema de saúde pública e um dos maiores desafios para a psiquiatria moderna. Atualmente, morre-se mais por suicídio do que por homicídio ou criminalidade.

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio anualmente em escala global, o que corresponde a 50% das mortes por causas externas ou a uma morte por suicídio a cada 40 segundos. O Brasil não escapa dessa alarmante estatística: colecionamos 12 mil óbitos por suicídio todos os anos.

A pergunta que se impõe é: seria possível prevenir o imprevisível? E a resposta é: Sim! É sabido que 90-98% daqueles que cometem suicídio sofrem de um transtorno mental, sobretudo os Transtornos de Humor como a Depressão Maior e o Transtorno Afetivo Bipolar, bem como os transtornos por uso de substâncias. Portanto, a melhor estratégia para prevenção do suicídio é a identificação precoce e tratamento adequado dos transtornos mentais. E esta é a expertise e vocação inconteste da Casa de Saúde Saint Roman.

Dr. Estevão Scotti é psiquiatra, vice-diretor clínico da Casa de Saúde Saint Roman, no Rio de Janeiro (RJ)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.